A 30.ª edição do Raide “Paraíso do Todo-o-Terreno” Góis-Arganil culminou com os triunfos de António Maio (motos), Luís Fernandes (Quads) e Roberto Borrego/André Lopes (SSV). Tratou-se de uma jornada gloriosa do Góis Moto Clube, que privilegiou lutas titânicas em dois dias de enorme espetacularidade.
Está encerrada mais uma prova do Góis Moto Clube que contou com um naipe de pilotos muito diversificados, proporcionando lutas titânicas pelos lugares mais desejados. Nas duas rodas, António Maio (Yamaha), terminou os dois dias de competição nos trilhos de Góis e Arganil com o tempo de 4h36m25,58s.
O piloto alentejano de Rio de Moinhos, Borba, inscrito pela Sharish Gin South Racing, relegou para a segunda posição Martim Ventura, também em Yamaha, por 25,29 segundos de diferença, o que traduz na perfeição a entrega dos dois intervenientes ao longo dos dois dias de prova, esgrimindo até ao fim argumentos de peso para alcançar o degrau mais baixo do pódio. Contudo, Martim Ventura manteve a liderança do campeonato.
Depois de muito porfiar nas especiais dos Municípios de Góis e Arganil, Gustavo Gaudêncio (Honda), do Off Road Center Bianchi Prata, ocupou o degrau mais baixo do pódio, a 11m49,94s do vencedor cabendo a Fábio Magalhães, também em Honda e da mesma equipa, a quarta posição e primeiro do TT3, a 14m27,77s do piloto alentejano. Já o piloto figueirense com as cores do Góis Moto Clube, Daniel Jordão, em Husqvarna, encerrou o top five, a 15m57,56s do topo da classificação geral.
Nos TT1, a vitória sorriu a Bernardo Megre (KTM), com 4h53m04,7s, coma segunda e terceira posição, entregue, respetivamente, a Fernando Ferreira (Fantic) e João Duarte (Honda), a 2m44,46s e 9m27,37s. Já no que concerne aos TT2, António Maio (Yamaha) logrou o trunfo, com 4h36m25,58s. Martim Ventura (Yamaha) e Gustavo Gaudêncio foram segundo e terceiro, respetivamente, a 25,29s e 11m49,94s.
Finalmente nos TT3, Fábio Magalhães (Honda) venceu com o tempo de 4h50m53,35s, enquanto Micael Simão e Bruno Santos, ambos em Husqvarna, terminaram em segundo e terceiro, a 2m18,17s e 2m36,68s, respetivamente.
Na categoria Hobby, Mário Filipe Bernardo (GasGas) foi o mais expedito e venceu com o tempo de 5h24m37,97s, relegando para a segunda posição Pedro Oliveira (Sherco), a 34m36,81s de diferença. Por seu turno, Adão Rafael Marques (Fantic), terminou em terceiro, a 31m19,47s. No Moto Trail, Bruno Borrego (KTM), vencei com o tempo de 6h21m01,3s.
Nos Quads, Luís Fernandes (Yamaha) geriu a seu bel prazer a sua participação na prova goiense, não permitindo qualquer veleidade aos seus mais diretos opositores. O piloto Bit Racing terminou a odisseia do Góis Moto Clube com o tempo de 4h39m37,67s, enquanto Rafael Carvalho, também aos comandos de uma Yamaha, ocupou o lugar intermédio do pódio, a 3m52,39s de desvantagem para Luís Fernandes, reclamando, contudo, o triunfo entre a “armada” de juniores.
Filipe Fernandes (Yamaha), que travou uma discussão acesa com Rafael Carvalho pelo segundo lugar, teve de se contentar com a terceira posição, a 25,72 segundos do piloto que importunou ao longo da prova, e a 4m18,11s de Luís Fernandes.
A quarta posição – segundo na categoria de juniores –, ficou na posse de Rodrigo Alves, também aos comandos de uma Yamaha, a 7m00,15s do vencedor, depois de um “diálogo” apimentado com o experiente Luís Pimenta (Moto Star). O piloto de vila Nova do Ceira, que defende as cores do Góis Moto Clube e terceiro no TT Quad, encerrou a participação “caseira” a 29,39 segundos de Rodrigo Alves e a 7m29,54s de Luís Fernandes.
Nos SSV, a luta pelo triunfo resumiu-se a Roberto Borrego, Luís Cidade e João Monteiro, um trio que demonstrou uma enorme pujança física durante os dois dias de prova, com os três pilotos a necessitarem de uma vitória que lhes permita continuar a lutar pelos seus objetivos.
No meio de tanta “confusão”, legítima para quem procurava os louros do lugar mais alto do pódio, a dupla formada por Roberto Borrego e André Lopes acabou por conduziu com sucesso o Can-Am ao topo da classificação geral, com o tempo de 4h39m07,19s. O piloto que defende as cores SGS Car Racing colocou em prática a sua sagacidade e, no final, garantiu uma vitória suada com o tempo de 4h39m07,19s, com a formação matosinhense, Luís Cidade e Pedro Mendonça, em Can-Am com as cores Off Road Portugal, a cotar-se a segunda mais rápida, a 51,40 segundos dos vencedores.
Porém, Luís Cidade e Pedro Mendonça tiveram de se empregar a fundo para superar com sucesso o “combate” protagonizado com João Monteiro e Nuno Morais. A dupla Sharish Gin South Racing fez tudo, ou quase tudo, para desalojar Luís Cidade do degrau intermédio do pódio, acabando por conquistar a terceira posição, separado somente por 0,88 segundos.
Sérgio Baptista (Bombardier), em representação da Benimoto Racing, foi o quarto mais rápido, a 2m46,94s de Roberto Borrego, com Marco Pereira e Eurico Adão (Can-Am) da BRM Racing Team, a terminar na quinta posição e primeiro entre os Veteranos, a 8m41,21s da dupla vencedora.
CARLOS SOUSA (texto)
JOÃO DA FRANCA (foto)