Fantástico! Grande Sporting! Dois títulos de Campeão da Europa no espaço de duas semanas. E em modalidades coleCtivas! Um caso inédito, que a nação sportinguista está a festejar com ênfase e orgulho leonino.
Depois do êxito retumbante no futsal internacional (cuja referência trouxemos oportunamente às páginas deste jornal), seguiu-se o sucesso do hóquei-em-patins do Sporting, ao vencer a prova mais importante desta modalidade, na Europa. Numa final a quatro, a equipa leonina, contrariando o favoritismo dos restantes adversários, derrotou o rival Benfica (5-4) e o FC Porto (5-2), motivando uma enorme festa de consagração, no Pavilhão João Rocha e, depois, na Câmara Municipal de Lisboa. Aliás, por brincadeira, dizia-se que Fernando Medina (presidente da CM Lisboa) nos últimos tempos não fazia mais nada senão receber as comitivas do Sporting campeãs da Europa, para serem ovacionadas na varanda dos Paços do Concelho. E, também, que foi obrigado a reforçar as encomendas dos Santo António de barro (verde) vidrado, para oferecer aos sportinguistas.
Quarenta e dois (42) anos depois do presidente João Rocha ter sido mentor e impulsionador do ecletismo vitorioso do Sporting, criando a equipa maravilha, com Ramalhete; Rendeiro, Sobrinho, Chana e Livramento (todos portugueses) para conquistar esta mesma competição, o Sporting voltou a ser campeão da Europa, agora com uma equipa valiosa, recheada de espanhóis e argentinos. Que grande festa, que alegria, tanta juventude nas bancadas a celebrar e ecletismo desmedido dos “leões”. Quem diria que o Sporting, depois de ter passado pelo que passou há menos de um ano, está pujante e ganhador como nunca.
Nos últimos meses conquistou seis títulos europeus: judo, atletismo feminino, Goal-ball (masc. e femin.), futsal e hóquei-em-patins. Algo impensável. Que tanto orgulha os apaniguados como são os “leões” do concelho de Arganil, que puderam vibrar com estas façanhas, muitos deles assistindo pela televisão, na sede do nosso Núcleo do Sporting do Concelho de Arganil.
De referir que, com mais este título europeu, o Sporting soma agora trinta e cinco (35, em 7 modalidades), um número impressionante só ultrapassado pelo Barcelona (88, em 5), CSKA (67, em 6) e Real Madrid (36, em 2). A propósito, segundo o meu amigo Carlos Lopes, perspetiva-se mais um título europeu para o Sporting (o 36 º), nos campeonatos de pista femininos, a realizar no próximo fim-de-semana, em Castellon (Valencia). A ver vamos…
Já agora, por simples curiosidade, refira-se que o Benfica já conquistou 17 títulos europeus enquanto o FC Porto tem 14. Ou seja… os dois juntos já vão com 31 (trinta e um).
VÍTOR CÂNDIDO