Dia dos Moinhos Abertos assinalado em Vide

Moega e quelha

O Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, que se assinala amanhã, dia 6 de abril, ganha especial significado no concelho de Seia, concretamente na Aldeia de Montanha da Vide, com a proposta de visita guiada a um moinho em pleno funcionamento.

 A moagem de cereais, a história do moinho e o seu papel, em tempos, no abastecimento das populações e no desenvolvimento económico das Aldeias de Montanha constituem a experiência partilhada por um dos proprietários do Moinho das Sobreiras, João Orlindo, durante a visita, que será possível realizar das 10h às 18h.

 Localizado na aldeia de Vide, próximo à foz da Ribeira do Piódão, o Moinho das Sobreiras, também conhecido como o Moinho dos Moledos, é servido pelo regadio tradicional da Levada da Ponte de Pau, tendo tido ao longo de muitas décadas uma fruição repartida por nove proprietários. Hoje, este moinho alterna a sua missão entre repositório de memória e disponibilidade para quem queira “moer”.

 Mó

O Dia dos Moinhos Abertos de Portugal é uma iniciativa da Rede Portuguesa de Moinhos, que tem como principal objetivo despertar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais.