O pontapé de saída pertenceu aos locais, mas foram os visitantes a criarem as primeiras (pequenas) oportunidades do encontro. Assim: logo no primeiro minuto, em boa jogada rematam com o esférico a chegar sem grande perigo às mãos de Bandeira; aos 3, 6 e 10 minutos ganham 3 cantos (neste último com Vítor Gaudêncio a rematar fora da área mas para as mãos do guardião local.
Tentam sacudir os anfitriões e, aos 13 minutos, depois de boa jogada local e fora da pequena área é assinalada falta sobre o guardião visitante (o que não nos pareceu).
Aos 16 minutos, em jogada corrida e espectacular e com o guardião Folhas batido, Lincoln remata ao poste.
Continuava a Associação local a carregar (mas não sem resposta dos visitantes) e, aos 18 e 21 minutos, mais um bom remate de Lincoln e Filipe Rodrigues apareceu a fazer chapéu (mas de aba curta!).
Voltam à carga os visitantes e, num livre perto da grande área e depois de pontapeado o esférico para perto da pequena área aparece o n.º 8, Vítor Moura a rematar de cabeça ligeiramente ao lado da baliza de Bandeira.
24 minutos, depois de boa jogada dos anfitriões bom remate de Adriano (sempre voluntarioso) para defesa do guardião visitante com os pés para canto.
28 minutos, livre lateral para os visitantes, lado esquerdo e perto do bico da grande área: marca David em jeito mas por cima da baliza de Bandeira.
Aos 33 minutos, Fabrício precipitou-se e podendo dar de cabeça para o guarda-redes atrasou para Bandeira, que não se apercebeu e agarrou o esférico e daí resultando um livre indirecto dentro da área. Depois de um toque para o lado, Manuel Rodrigues remata e Bandeira defende bem junto ao poste.
Daqui até final da primeira parte houve um certo equilíbrio, com «endurecimento» nos lances em disputa, só não percebendo aos 38 minutos e depois de sururu a meio campo o amarelo a Lincoln, dos locais e… sem mais nenhum!…
Reiniciada a partida, logo aos 2 minutos, Filipe Rodrigues centra largo bem para dentro da área e remate muito por cima.
3 minutos e num livre lateral para os visitantes (lado esquerdo) grande área e quase frontal, marca Manuel Rodrigues, directo mas sem grande perigo para a baliza local.
Em contra-ataque e em jogada bem delineada aparece Rafael Freitas a rematar e, parecendo-nos canto, o juiz da partida assinalou pontapé de baliza.
Assiste-se a um período do «toma lá dá cá» e, aos 5 minutos é mostrado um amarelo a Adriano (exagerado!) a meio campo; aos 6′, livre ainda longe da área com Mateus a cruzar para a área mas com o esférico a chegar «morto» às mãos de Folhas; de seguida, respondem os homens do Mocidade com remate forte mas um pouco ao lado da baliza de Bandeira; e na resposta os locais ganham um canto depois de boa jogada.
Continua-se em disputa pelo melhor resultado.
Aos 11 minutos, Rafael Freitas remata de longe tentando surpreender Folhas mas remata muito por cima.
Continuando-se em luta constante, apareceu em zona frontal e perto da meia lua Vítor Gaudêncio a rematar mas muito por cima.
Aos 13 minutos sai Filipe Rodrigues e entra Filipe Sousa, nos locais.
Aos 14 minutos, mais um bom remate de Rafael Freitas mas um pouco por cima da baliza do guardião forasteiro.
20minutos: sai João Gouveia e entra Samuel (visitantes).
21 minutos: livre, lado direito (canto mais curto!) e marcado por David, o esférico passa rente ao poste mais distante da baliza à guarda de Bandeira.
24 minutos: amarelo para David, do Mocidade,
35 minutos: canto a favor dos locais.
38′: canto para pos arganilenses.
38′: sai Lincoln e entra Vítor, nos locais.
Logo a seguir: canto para os homens de Penacova.
40 minutos: sai David e entra Pedro (visitantes).
42 minutos: amarelo para Zé Guilherme (locais), depois de falta quase frontal e perto da meia lua. Marca Manuel Rodrigues, directo com Bandeira a defender a dois tempos.
44 minutos: livre perigoso, quase frontal que, marcado em jeito por Ricardo Baptista a bola passa ligeiramente ao lado do poste direito da baliza à guarda de Folhas.
Já em período de desconto (5 minutos): 2 minutos, mais uma tentativa de Ricardo Baptista a rematar ao lado; a seguir Alex é pontapeado e… nada!; no imediato, canto para os visitantes e Vítor Gaudêncio (talvez o mais inconformado dos visitantes) a rematar fora da área mas muito ao lado.
Em cima da hora e o lance que poderia ditar o resultado a favor dos locais: Alex sobe e sofre falta de Mauro (que viria a levar amarelo, que bem poderia ser de outra cor) quase sobre a meia lua. Marca Mateus e, depois de Folhas largar a bola, aparece Vítor a recargar no poste direito da baliza do guardião visitante e assim terminando a partida.
Resumindo: boa partida de futebol, jogada a «forte e feito», viril, sim, embora sem violência.
Boa atitude dos intervenientes, embora desculpem a minha teimosia de destacar, nos locais: ALEX, o «varre tudo!».
Arbitragem aceitável.
ANTONINO TEIXEIRA (Colaborador)