Foi no encerramento da XII edição dos Encontro(s) de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental, realizada em Góis na Casa da Cultura, que teve lugar a sétima entrega do Prémio Jorge Paiva e que contou com o patrocínio e apoio do jornal A Comarca de Arganil.
Reunindo cerca de uma centena e meia de professores, oriundos de diversos agrupamentos da região e de outras geografias nacionais, a mais recente edição destes encontros, da responsabilidade do Centro de Formação de Associação de Escolas de Coimbra Interior (CFAECI), revelou-se um sucesso a somar às edições anteriores, face ao número de docentes participantes.
Para a diretora do CFAECI, Assumpta Coimbra, estes encontros são já uma marca de afirmação na região no que à formação dos professores diz respeito, tendo como enfoque os desafios à preservação e promoção dos valores ambientais.
Estes Encontros de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental promovem ainda “a discussão e a reflexão sobre os problemas do humanismo e da cidadania, bem como o debate de problemas e soluções respeitantes às tecnologias digitais, cidadania, ética ambiental e escola”.
A responsável pelo CFAECI salientou ainda, o apoio dos Municípios, neste caso da Câmara Municipal de Góis, que acolheu o encerramento da presente edição, do jornal A Comarca de Arganil, dos Agrupamentos que compõem e integram o centro, assim como de todos os formandos que se inscreveram e participaram, sem esquecer o prof. Jorge Paiva, que dá o nome a um prémio que visa promover junto dos mais jovens o respeito pela biodiversidade.
De igual modo, o representante do jornal A Comarca de Arganil, António Carvalhais da Costa, e Provedor da Misericórdia de Arganil, aproveitou a ocasião, para enaltecer a iniciativa, a qual teve o seu início ainda com o Prof. José Dias Coimbra, “amigo de longa data do prof. Jorge Paiva, e que com ele percorreu a Serra do Açor, e cuja ação contribuiu, decisivamente, para a valorização do nosso património natural”.
O representante do patrocinador do Prémio saudou ainda, a presença de tantos docentes, assim como a iniciativa do CFAECI e da sua diretora, Assumpta Coimbra, terminando com um “elogio especial aos alunos que apresentaram os trabalhos, revelando uma consciência mais atenta para as questões da proteção do ambiente, à qual não será alheia a dedicação do Prof. Jorge Paiva e da sua ação constante na transmissão dessa mensagem de respeito pela biodiversidade”.
Já para o conhecido biólogo e que dá o nome ao Prémio atribuído, o mais importante é salvar a natureza, respeitando a sua biodiversidade, e isso passa pela sensibilização e educação das gerações mais novas, com o propósito de estas mudarem comportamentos, de modo a deixarem um mundo melhor para as gerações vindouras.
O Presidente da Câmara de Góis, Rui Sampaio, saudou a presença de mais uma edição dos encontros, assim como da entrega do Prémio Jorge Paiva, reconhecendo ser esta uma das formas de promoção da uma cidadania ativa em redor dos valores da preservação da natureza, especialmente estimulando as gerações mais novas.
Manifestando ainda, a beleza de toda uma região, onde se insere o concelho de Góis, e cujo potencial passa pela sua valorização numa estratégia de
preservação ambiental.
Prémio Jorge Paiva – Escola e Responsabilidade Ambiental
Criado com o intuito de Homenagear e reconhecer o contributo do Prof. Doutor Jorge Paiva, pelos seus contributos na investigação científica e pedagogia junto dos alunos e professores, visando e estimulando a constante e necessária defesa da Natureza, recorrendo a uma educação ambiental que acautele e defenda a biodiversidade, ao mesmo tempo que visa incentivar o interesse pelas ciências, pelas várias áreas do saber, através da investigação, da reflexão e da elaboração de trabalhos e/ou atividades.
Esses trabalhos e/ou atividades deverão incidir nas diferentes áreas curriculares e transdisciplinares, não se restringindo este concurso ao âmbito designadas Ciências Experimentais, podendo ser apresentados trabalhos e/ou atividades de “teor analítico e/ou reflexivo sobre a preservação da Natureza, a título de exemplos, incidindo na preconização de boas práticas de índole sociocultural ou na reflexão crítica sobre comportamentos, atitudes e valores (des)respeitantes e (im)possibilitadores da simbiose Homem – Natureza”.
Premiados
1.º Escalão: Trabalho “Investigando as plantas” /Pré-Escolar de Arganil – Agrupamento de Escolas de Arganil
2.º Escalão: Trabalho “Sementes empreendedoras” /8.º A – Agrupamento de Escolas de Góis
Menções honrosas: Trabalho “Sementes empreendedoras” /8.º B – Agrupamento de Escolas de Góis | Trabalho “Abelhar” /1.º ciclo – Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital | Trabalho “Poemas musicados” /6.º ano – Agrupamento de Escolas de Arganil