O realizador Tiago Cerveira, de Travanca de Lagos, Oliveira do Hospital, estreia no próximo domingo, 14 de Outubro o documentário “Pagar a Promessa”, no qual aborda a tradição que um pastor da Serra da Estrela e a família teimam em manter, mesmo depois do fogo.
Um dia antes de se assinalar um ano dos grandes incêndios de 15 de Outubro, que devastaram a região de pastoreio das ovelhas da Serra da Estrela e provocaram a morte de muitos animais, o realizador Tiago Cerveira estreia o documentário “Pagar a Promessa”, um filme que retrata uma tradição antiga dos pastores da região, que no Domingo de Pascoela (após o Domingo de Páscoa) levam as ovelhas até S. Geraldo, no concelho de Tábua.
O filme procura registar a tradição que uma família da aldeia de Vendas de Gavinhos, em Oliveira do Hospital, faz questão de manter, levando o seu melhor gado, enfeitado com borlas (uma espécie de pompons com cores aguerridas) e loiça (chocalhos e campainhas) até S. Geraldo, num percurso de 20 quilómetros para pagar a promessa ao santo que dá nome ao lugar, refere Tiago Cerveira.
O documentário estreia-se no Convívio de Pastores da Serra da Estrela, em S. Geraldo (Covas – Tábua), um evento que também foi realizado o ano passado, dessa feita no próprio dia do fogo, quando muitos perderam grande parte do seu sustento.
Depois da estreia, o realizador pretende levar o filme a festivais de cinema, para além de querer fazer uma apresentação da película em Tábua e em Oliveira do Hospital.