Ensino Superior chega a Tábua

Mário Velindro (ISEC) e Ricardo Cruz (presidente do Município) os Cursos de Pós-graduação que serão ministrados em Tábua já a partir de Setembro

No seguimento do protocolo de cooperação celebrado entre o Município de Tábua e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), foram apresentados no Espaço CULTIVA, os Cursos de Pós-graduação que serão ministrados em Tábua, já a partir do próximo mês de Setembro.

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) irá, assim, leccionar um Curso de Especialização em Eurocódigos Estruturais e duas pós-graduações em Redes Urbanas Inteligentes e Sistemas Avançados de Gestão da Saúde, temas que, segundo o presidente do ISEC, Mário Velindro (…) «permitirão capacitar as pessoas e sensibilizá-las para as novas competências e abordagens» em cada uma das respectivas áreas.

O curso de Especialização em Eurocódigos Estruturais, destinado a diplomados em construção civil, terá 88 horas, e funcionará em formato híbrido, online e presencialmente no Espaço CULTIVA.

Por seu lado, a pós-graduação em Redes Urbanas Inteligentes abordará temas como o urbanismo sustentável, ecossistemas urbanos, a governança e cidadania, riscos urbanos e empreendedorismo e inovação. Constituída por seis unidades curriculares, com 30 ECT (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos), funcionará em formato presencial durante 210 horas.

Já a pós-graduação em Sistemas Avançados de Gestão da Saúde é destinado a gestores hospitalares, médicos, enfermeiros ou outros profissionais de saúde com grau de licenciado ou superior, funcionará em formato híbrido, com 10 unidades curriculares, para um total de 300 horas e 60 ECT.

Para o presidente da Autarquia, Ricardo Cruz, a disponibilização da oferta de Ensino Superior no concelho de Tábua é mais um sinal da aposta do Município na criação de condições para reforçar as competências dos recursos humanos, facilita e promove a transferência de conhecimento e qualifica o tecido empresarial e social local, permitindo ainda (…) «poupar tempo da sua vida, porque não têm de fazer as viagens para ir para Coimbra, poupando também algum valor económico, que está associado a estes encargos de deslocação».

Com esta oferta de nível superior (…) «Tábua completa assim os níveis formativos e educativos que disponibiliza, respondendo às necessidades do Território e colocando-o na charneira do desenvolvimento económico e social da Região», sublinhou.