…É uma afirmação do conceituado Biólogo Prof. Doutor Jorge Paiva, proferida durante a entrega do prémio com seu nome, em sessão ocorrida no passado dia 3, na Escola EB 2,3 de Arganil, prémio que é atribuído pela sexta vez, aos alunos que melhor trabalho apresentaram, focado no Ambiente e na sua preservação, que por intermédio de A COMARCA DE ARGANIL, é instituído pelo Centro de Formação de Agrupamento de Escolas – Coimbra Interior, e que visa a promoção da cidadania para a responsabilidade ambiental.
Na sessão, com momento musical, o Prof. Jorge Paiva, o principal defensor para que a Mata da Margaraça fosse considerada Área Protegida, e depois de falar com alguns alunos, salientou que «a Terra é uma gaiola muito grande», pois para o pássaro poder sobreviver, tem que ser alimentado convenientemente e ter a limpeza adequada, o mesmo é dizer que a comunidade tem que olhar mais para a natureza, preservando-a, evitando que o lixo se amontoe cada vez mais, pensando mais na sua reciclagem. Referiu que, com 88 anos, já viu desaparecer várias espécies e por isso «a nossa sociedade, hoje a mais consumidora, tem que mudar», afirmando que «todos os seres são importantes, todos têm a sua função».
A Prof.ª Assumpta Coimbra, do Centro de Formação de Agrupamento de Escolas – Coimbra Interior, exortou os alunos a dedicarem-se cada vez mais na defesa da biodiversidade e da natureza, deixando-lhes os parabéns pelo trabalho apresentado, não esquecendo os professores pelo trabalho que vão desenvolvendo, afirmando que este prémio tem a tónica na natureza e no humano, duas vertentes que «não podem estar desassociadas, sendo isto o que se pretende com este prémio e é grato ver o Professor entre nós, que não desista para que a luta continue em defesa da Natureza» e reconhece que «este prémio é relevante, tanto mais com a presença do Prof. Jorge Paiva» e anunciou que em Maio, com a sua presença, se fará uma visita à Lomba do Canho e Mata da Margaraça, com palestras adjacentes.
O vereador Luís Almeida, considerando o Prof. Jorge Paiva «uma referência, um farol em defesa da Natureza, uma figura brilhante na investigação», disse que é sempre uma honra tê-lo em Arganil, tanto mais neste momento na entrega dos prémios, e deixou uma nota aos mais pequenos, que «são a geração de um futuro promissor, na defesa ambiental».
O Prof. José Dias Coimbra, sendo no tempo em que foi presidente da Câmara que se desenrolou a preservação da Mata da Margaraça conjuntamente como Prof. Jorge Paiva, agora como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arganil salientou o trabalho que tem sido feito ao nível do ensino primário, felicitou a Prof.ª Assumpta pelo trabalho que tem desenvolvido na formação de professores, considerando o Prof. Jorge Paiva uma referência nacional e internacional, sendo uma figura que ficará para sempre na memória de todos, pois «em Arganil jamais o esqueceremos». Felicitou a direcção da escola pelo trabalho que têm desenvolvido, com visitas regulares à Mata da Margaraça e dirigindo-se aos alunos disse que «são vocês, os mais pequeninos que têm de lutar por um futuro melhor e mais saudável». Referiu que «é um prazer A COMARCA DE ARGANIL colaborar modestamente em prol do desenvolvimento».
Este ano o Prémio Jorge Paiva, incluindo um valor monetário, só agora foi atribuído devido à pandemia Covid-19, contemplando o 1.º escalão do Jardim de Infância de Alvares, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Góis, e aos grupos 1, 2 e 3 do Jardim de Infância de Arganil, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Arganil. No 3.º escalão, o prémio foi concedido à turma do 11.º Ano F – Curso Profissional Técnico de Multimédia, do Agrupamento de Escolas de Arganil.