ESCULCA (Coja – Arganil) Requalificação da sede é o principal objectivo da direcção da Comissão

A conclusão das obras de requalificação da sede da Comissão de Melhoramentos é o principal objetivo da nova direcção que, até 2024, continua a ser liderada por Casimiro Coutinho.

No mandato anterior, “iniciámos a 1.ª fase de requalificação da Casa de Recreio (sede)”, disse o reeleito presidente da direcção, acrescentando ainda que, simultaneamente, “na antiga escola primária, executámos alguns trabalhos de melhoria no edifício, assim como concluímos a 1.ª fase da instalação do parque infantil, em parceria com a União de Freguesias de Coja e Barril de Alva”. E por esse facto, decidiu recandidatar-se porque “um mandato de um ano é curto e não nos possibilitou terminar os projetos com que nos comprometemos”, aproveitando as comemorações do 85.º aniversário da Comissão de Melhoramentos para, mais uma vez, fazer o apelo quer “ao poder autárquico”, quer “aos comerciantes e empresários das redondezas, para que colaborarem connosco”.

A obra na sede “ainda vai a meio”, referiu Casimiro Coutinho, dando ainda a conhecer que, no ano transato, “foi-nos possível fazer uma pintura exterior e interior do salão principal, bem como a requalificação e lavagem do telhado”, sendo ainda necessários “entre 10 e 12 mil euros, para que a nossa Casa de Recreio fique reestruturada e com boas condições para os nossos associados”.

E depois de recordar que a Casa foi-se degradando porque “esteve fechada por causa da pandemia” e devido “ao pouco uso que as direcções anteriores, por falta de actividades”, o presidente da direcção deu a conhecer que “a prioridade agora é intervir numa divisão da casa que se encontra lateralmente coberta por um terraço com uma placa em cimento armado que tem muitas infiltrações e a divisão que fica por baixo está praticamente inactiva porque a humidade já é tanta e entra mesmo água”.

As intervenções já efectuadas ascendem a um investimento de cerca de 5.000 euros, “já estão pagas”, como referiu Casimiro Coutinho, pelo que o que agora pedem às entidades concelhias é que possam “encaminhar-nos para candidaturas que sejam adequadas. Não pretendemos pedir dinheiro, pretendemos sim que nos ajudem a conduzir os processos para os locais certos”.

E com o intuito de angariar algumas verbas, “organizamos, durante o ano, várias festas temáticas”, disse o presidente da direcção, dando a conhecer ainda que neste mandato, para além das “festas temáticas”, vão organizar novos eventos, nomeadamente “a Festa da Mulher e o Festival da Cerveja e da Bifana”, sem deixar de lembrar que, a par da beneficiação da sede, “falta instalar um escorrega no parque infantil” e “criar também uma biblioteca, no edifício da antiga escola primária. (…) Estamos também a apoiar uma iniciativa que consiste no controlo da colónia de gatos existentes nas ruas da Esculca porque acaba por constituir um problema para a população, (…) vamos tentar abrandar a multiplicação e o consequente aumento da colónia que já anda perto dos 30 felinos espalhados pelas ruas”.

Mas como referiu Casimiro Coutinho, “esta iniciativa tem custos bastante elevados”, mas “a Comissão vai comparticipar com um donativo”, deixando o pedido “apareçam também voluntários que se disponibilizem com quantias necessárias para esterilizar as gatas”, informando que estas intervenções, feitas numa clínica da região, “têm um custo simbólico de 20 euros”, ou que “quem quiser pode também adoptar um animal”, podendo para o efeito contactar, através da sua página no facebook, a Comissão de Melhoramentos da Esculca.