
O momento integrou as celebrações do “Dia Municipal da Coesão” – 16 de Julho – que este ano foram presididas pela Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves da Costa, ocasião onde, para além do pagamento da dívida às freguesias (ver edição de 24 de Julho), foi inaugurada a reconversão do antigo edifício da Escola do Espadanal em “Centro de Alojamento Temporário”.
Assumindo o compromisso do Executivo em ajudar a população do concelho no capítulo da Habitação (…) «com o intuito de fixar pessoas», Ricardo Cruz explicou a importância da requalificação da antiga Escola Primária para (…) «acudir às necessidades das pessoas», em situações de emergência.
Começando por salientar a envolvência de dois ministérios – Habitação e Segurança Social – na “transformação de um imóvel devoluto” (…) «que diz muito ao Espadanal, às pessoas que passaram por aqui», agora convertida em habitação – adaptado em dois apartamentos T2 e um apartamento T1 – entra agora numa segunda fase, que será articulada pela Acção Social da Câmara Municipal.
A nova estrutura foi inaugurada pela Secretária de Estado da Habitação, e foi também a ocasião para o presidente da Câmara Municipal recordar que Tábua (…) «tem feito um trabalho de casa extraordinário, dando como exemplos as primeiras reconversões de edifícios escolares – em Covas e Carapinha – como casos de funcionalidade em casos dos incêndios e de pandemia, para que (…) «de forma temporária possam ser abrigadas pessoas que estejam em situação de carência ou momentaneamente de dificuldade».
O autarca apontou as quatro freguesias onde as candidaturas já foram aprovadas pela BNAUT (Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário), no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), no valor de 880.890,00 euros – em Tábua (escola das Barras), Ázere (escola do Espadanal), Mouronho (escola da Professora) e Covas (escola de Balocas) – e através do “Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis), no montante de 2.752.604,42 euros, também no âmbito do PRR, como sejam os casos da Escola de Vila Nova de Oliveirinha, Escola do Covelo e Escola da Moita da Serra (Carapinha).
Para além destas, deu nota do “Edifício Multifamiliar”, na vila de Tábua – 6 apartamentos T2 e outros 6 apartamentos T3 – no valor de 2.016.079,98 euros (…) «já em concurso público», a ser construído na vila de Tábua.
Mas também no que toca ao “1.º Direito” – programa de apoio público à promoção de soluções habitacionais – (…) «em que o Município de Tábua se substitui ao proprietário para ajudar as pessoas a verem melhoradas as suas comodidades, de acordo com aquilo que está definido com o sector social».
Em resumo, Ricardo Cruz deixou claro à Secretária de Estado que, no concelho de Tábua (…) «o rendimento a custos acessíveis é para todos e de todos».
Em sintonia com o autarca, a governante confessou que para resolver a crise habitacional (…) «só acredito que consigamos, enquanto colectivo, trabalhando todos juntos», admitindo contudo, que (…) «independentemente do melhor planeamento que possa existir, as dificuldades vão-se-nos sendo mostradas», apontando para a necessidade de construir Alojamentos Urgentes e Temporários todo o país. «E precisamos construir porque as dificuldades aparecem do dia para a noite», constatou.
Patrícia Gonçalves da Costa reconheceu a dinâmica protagonizada pelo Município de Tábua neste domínio (…) «é um grande exemplo de pro-actividade que todos temos de agradecer», concluiu.

