
Trata-se de um edificado inicialmente idealizado pelo então presidente da Junta de Freguesia de Espariz, Eurico Amaral (entretanto falecido) e que esteve em “lume brando” durante vários anos.
Começando por reconhecer o papel importante de (…) «todos aqueles que tornaram este dia possível», nomeadamente Eurico Amaral e José Pereira Dias, o presidente da Assembleia da União das Freguesias de Espariz e Sinde ressalvou que foi José Pereira Dias que, apesar de ter uma visão “ligeiramente diferente” (…) «sempre respeitou uma obra já herdada, tentando ajustar as intervenções aos parcos recursos da Junta de Freguesia», mas que, de facto, foi no actual mandato, liderado por Fernando Gameiro, que conseguiram (…) «avançar definitivamente com a obra», muito pelo compromisso assumido pelo Município de Tábua, aludindo à regularização dos valores em atraso às Juntas de Freguesia.
Por isso elogiou (….) «a sensibilidade demonstrada» pelo presidente da Câmara Municipal de Tábua (…) «que permite hoje uma gestão mais autónoma e eficaz por parte das Juntas de Freguesia».
O tão desejado espaço autárquico será colocado ao serviço das duas populações – Espariz e Sinde – com o intuito de (…) «valorizar quem cá vive e acredita neste território», pelo que (…) «este edifício não é apenas uma obra física, é um símbolo de compromisso, de proximidade e também de orgulho e sentido de pertença», vincou Bruno Santos.
Quem não escondeu o mais profundo contentamento foi o actual presidente da União das Freguesias que se mostrou (…) «super feliz» com o momento que se estava a viver, começando, desde logo, por agradecer a todos os que estiveram envolvidos, ao longo dos anos, para que a obra fosse concluída, em particular ao actual Executivo camarário (…) «pela ajuda que nos tem dado».
Fernando Gameiro deixou claro que a nova sede não ser um mero edifício (…) «senão é um mamarracho», pelo que destacou a polivalência do mesmo, podendo acolher diversas actividades e iniciativas.
Disso mesmo começou por dar conta o presidente da Câmara, ao anunciar que a nova sede (…) «fica ao serviço da população» e está pronta a receber o “Espaço do Cidadão”, para além de ser um espaço de excelência para o convívio intergeracional – uma vez que está envolvido pelo espaço Milénio (parque de lazer). «Esta obra só faz sentido se estiver aberta à população», sublinhou Ricardo Cruz.
Na ocasião, o edil assumiu que a Câmara tinha uma dívida de 130 mil euros para com a Assembleia de Freguesia, situação que, entretanto foi regularizada esta quarta-feira, dia 16 de Julho, data que Tábua celebra o Dia Municipal da Coesão, e onde foram saldados cerca de 920 mil euros às Juntas de Freguesia do concelho.
«Assumimos a honra de terminarmos o mandato (…) com a dívida a zero a todas elas», declarou Ricardo Cruz.
A terminar a inauguração e antes de ser partilhado um lanche-convívio por todos os presentes, Fernando Gameiro reconheceu que (…) «há muita coisa ainda por fazer», mas (…) «até Setembro espero que algumas sejam concretizadas», assumiu.


