Este fim-de-semana que o território de Góis assume o cenário privilegiado para receber as equipas da segunda edição do Mini-Enduro e 17.º Enduro de Góis “Paraíso do Todo-o-Terreno”, onde o piloto goiense Diogo Ventura ambiciona alargar a vantagem à geral no “seu” território.
Depois da incursão pela Ilha Verde, em S. Miguel, nos Açores, o Campeonato Nacional de Enduro-CFL está de regresso ao continente, mais propriamente a Góis, para nova ampliação de adrenalina nas duas rodas fomentada pelo Góis Moto Clube, duas semanas depois da 29.ª edição do Raide “Paraíso do Todo-o-Terreno “ Góis e Arganil.
A competição destinada aos mais jovens, o Mini Enduro, com cerca de 18 km por volta, será realizada no sábado (dia 9 de Abril), compreendendo duas provas especiais cronometradas: Enduro Test (ET) e Cross Test (CT), um controlo horário e uma zona de assistência por volta. As classes Juniores e Juvenis percorrem quatro voltas ao traçado, enquanto as classes de infantis, Promo Senhoras e Clássicas, apenas farão três voltas.
Para domingo (10 de Abril), os pilotos Elite, Open, Verdes 3, Verdes 2, Verdes 1, Veteranos, Senhoras, Super Veteranos, Promoção, Hobby e troféus, terão pela frente um traçado na ordem dos 47 km por volta – especiais incluídas –, a desenvolver por três provas especiais cronometradas.
Enduro Test (ET), com 4 km, na Carvalhinha, a cerca de 6 km da Zona de Assistência e em terreno com pequenos relevos e uma parte de pista do crossódromo existente; Cross Test (CT), com 5 km em terreno misto, junto A EN342, em direção a Arganil, a cerca de 1 km do “paddock; Extreme (XT), na Casa Branca, a 2 km da Zona de Assistência, na maior parte natural, aproveitando o relevo do terreno.
Trata-se de um plano arquitetado pelos responsáveis do Góis Moto Clube a servir aos pilotos das inúmeras categorias que regressam a um território familiar, não só para voltarem a esgrimir argumentos pelas magníficas especiais, como também pela singular forma de bem receber.
No plano meramente desportivo, o campeão nacional em título está preparado para desempenhar o que tão bem sabe fazer: lutar pelo triunfo.
A acelerar em “casa”, o piloto Diogo Ventura, além de “empurrado” pelo público, tem na sua Beta RR 390 uma aliada de peso para defender e ampliar a liderança.
No entanto, o piloto apoiado pelo Góis Moto Clube terá de enfrentar um pelotão galvanizado, sobretudo pelo desempenho desenvolvido nos Açores, com particular incidência em Luís Oliveira, Gonçalo Reis, Paulo Felícia, Morgan Lesiardo, entre outros. Nas restantes classes e troféus, realce para Pedro Garcia, Frederico Rocha, Gonçalo, João Moura, Fábio Costa, Gil Antunes e Paulo Miranda. Nas Senhoras, o foco vai estar centrado em Joana Gonçalves, Rita Vieira, Bruna Antunes, além das estreantes.
PROGRAMA
Sábado (9 de Abril)
Campeonato Nacional de Mini Enduro
10h00 às 12h00 – Verificações Administrativas e Técnicas Mini Enduro, Promo Senhoras e Clássicas
12h30 – Corrida Mini Enduro, Promo Senhoras e Clássicas
Campeonato Nacional de Enduro
16h00/16h15 – Verificações Documentais Elite e Open
16h15/16h25 – Verificações Documentais Senhoras
16h25/17h45 – Verificações Documentais Verdes 1, 2 e 3
17h45/18h45 – Verificações Documentais Veteranos, Super Veteranos e Promoção.
18h45/20h00 – Verificações Documentais Hobby
16h30/16h50 – Verificações Técnicas Elite e Open
16h50/17h05 – Verificações Técnicas Senhoras
17h05/18h45 – Verificações Técnicas Verdes 1, 2 e 3
18h45/19h45 – Verificações Técnicas Veteranos, Super Veteranos e Promoção
19h45/21h00 – Verificações Técnicas Hobby
Domingo (10 de Abril)
Campeonato Nacional de Enduro
7h30 às 8h30 – Verificações administrativas e técnicas – Categoria Hobby
8h45 – Publicação da Lista de Participantes no quadro oficial de afixação (Secretariado)
9h00 – Partida do 1.º concorrente.