FAJÃO (Pampilhosa da Serra): Museu Monsenhor Nunes Pereira celebra 27 anos de história e cultura

Amanhã, dia 13 de Setembro, o Museu Monsenhor Nunes Pereira, em Fajão, comemora 27 anos de existência, período no qual tem contribuído para a preservação e valorização do vasto património local.

Para assinalar este marco significativo, está programado um conjunto de atividades dedicadas a toda a comunidade e visitantes.

Programa

O programa da comemoração tem início pelas 11 horas, com a apresentação de oito painéis alusivos aos Contos de Fajão, que estarão dispersos pela aldeia; 14, inauguração da exposição de arte com trabalhos dos artistas Augusto Nunes Pereira e Guilherme Filipe (Galeria Monsenhor Nunes Pereira); 16, no adro da igreja, os amantes da tradição poderão desfrutar da Enchedeira de Tradições, com a leitura de contos e atividades, dinamizadas pelo Museu Municipal de Pampilhosa da Serra; e 21, sessão de cinema ao ar livre, dinamizada pelo projeto Xinema.

Exibição dos filmes Terra Ardida (2019, de Francisco Romão, 12 min), vencedor do Prémio Sophia 2019, e do La Comunidad (2000, de Henrique de La Iglesia, 110 min).

A organização da iniciativa está a cargo do Museu Monsenhor Nunes Pereira e conta com os apoios da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, da Junta de Freguesia de Fajão-Vidual e da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR).