Comunicado
Face à entrevista publicada na Comarca de Arganil de 19.03.2015, com o Título “Dirigente da Federação Distrital dos Bombeiros comenta mal-estar entre Corporações de Coja e Arganil”, cumpre-me esclarecer o seguinte:
- O Sr. Vitor Melo é Presidente da AHBV de Vila Nova de Oliveirinha, e as declarações prestadas ao jornal “A Comarca de Arganil” foram a título pessoal e na qualidade de Presidente desta Associação e não, como o próprio já teve oportunidade de me referir, enquanto Vogal da Direção da Federação.
- As declarações são, por isso, da única e exclusiva responsabilidade do Sr. Vítor Melo e não vinculam a Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, enquanto representante das Associações e Corpos de Bombeiros do distrito.
- A Federação dos Bombeiros, através do seu Presidente, está a trabalhar com as Entidades competentes para resolver estas e outras questões que sempre afetam a vida das Associações de Bombeiros, que diariamente prestam dezenas de serviços garantindo em total prontidão o socorro às populações;
- Apesar de reconhecermos que o serviço de transporte de doentes é efetivamente uma fonte de receita para as Associações Humanitárias, nunca, mas mesmo nunca, colocará em causa o socorro às populações e muito menos servirá de pretexto para qualquer retaliação ou menor empenhamento dos Corpos de Bombeiros naquilo que é sua função principal.
- A Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, reafirma a sua vontade e está confiante de que em diálogo com as Entidades do Ministério da Saúde, é possível encontrar as melhores soluções, que vão de encontro aos legítimos interesses das AHB e sobretudo às necessidades e expetativas dos doentes.
Penacova, 19 de Março de 2015
O Presidente da Federação,
António Simões