FERIADO MUNICIPAL DE OLIVEIRA DO HOSPITAL: “Oliveira tem sido exemplo de progresso”

Momento da inauguração do novo Auditório

O Município de Oliveira do Hospital assinalou esta segunda-feira, dia 7 de Outubro, o Feriado Municipal, um “Dia de reconhecimento e de gratidão a todas as pessoas”, testemunhado pela presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno.

As comemorações foram mais além do que a celebração do dia de todos os oliveirenses, já que foi também o dia da inauguração da requalificação da Casa da Cultura César Oliveira e Colégio Brás Garcia de Mascarenhas (ver caixa) e também do novo Auditório José Carlos Alexandrino Mendes.

Após as inaugurações, e no decorrer da sessão solene onde foram distinguidos estudantes, empresários, dirigentes, professores, alfaiates e o Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital da Liga Portuguesa Contra o Cancro (ver caixa), o presidente da Assembleia Municipal elogiou os distinguidos, vincou que a data, para além de ser de festa, de reconhecimento e um dia de gratidão (…) «ao trabalho colectivo de todas as pessoas de Oliveira do Hospital», e agradeceu à presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (…) «a forma como sempre tratou os assuntos deste concelho», reconhecendo (…) «que esta obra também se deve a si e à ex-Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa». «Este sonho – requalificação da Casa da Cultura – foi convosco negociado», sublinhou.

Fazendo uma breve análise sobre o concelho, José Carlos Alexandrino sublinhou o impacto da Educação no concelho – Agrupamento de Escolas, EPTOLIVA e ESTGOH (Instituto Politécnico de Coimbra) – atestando que (…) «o futuro de Oliveira do Hospital está assegurado», deixando palavras de louvor aos pais dos alunos.

Dirigindo-se ao presidente da Câmara Municipal e ao Executivo de José Francisco Rolo, deixou palavras de agradecimento pelo trabalho desenvolvido. «Têm tido um trabalho difícil», mas, por outro lado (…) «o nosso concelho é aquele que tem mais verbas conseguidas no PRR, e isso deve-se ao seu trabalho e ao trabalho da sua equipa», sublinhou ao elencar algumas das obras já realizadas. «As verbas que se conquistam, nunca se veem ao outro dia, só se veem quando se consegue lançar a obra, por isso digo-lhe, continue, porque quando as obras começarem a aparecer, as pessoas perceberão o seu trabalho», sublinhou José Carlos Alexandrino.

Elogiando todos os que contribuem para um concelho rico, a vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, considerou que Oliveira do Hospital (…) «tem pessoas trabalhadoras, com espírito resiliente» e isso (…) «é motivo de orgulho para a Região de Coimbra», sendo ainda (…) «um exemplo de progresso», vincou Helena Teodósio.

De acordo com José Francisco Rolo, Oliveira do Hospital está a atravessar (…) «um processo de modernização de que não há memória na sua história», mas, também reconheceu os constrangimentos associados, com (…) «obras que foram além das expectativas de execução». Por isso, o presidente da Câmara voltou a pedir desculpas (…) «pelas situações que correram menos bem e impactaram negativamente na vida dos cidadãos».

Nesse sentido destacou a Casa da Cultura César Oliveira (…) «uma obra que tanta tinta fez correr, mas que hoje está de portas abertas e ao dispor de todos», mas sem querer que a (…) «dinâmica cultural seja exclusiva da cidade», a autarquia reforçou em 30% o valor do apoio às 16 freguesias para que (…) «tenham ainda mais meios financeiros para realizar investimentos», tendo já sido atribuídos 843 mil euros do Orçamento Municipal para as Juntas e Uniões de Freguesia.

Em jeito de balanço, o autarca elencou algumas das obras levadas a cabo e outras já lançadas, como seja o caso do Centro de Saúde que irá sofrer obras de ampliação e remodelação, num investimento de 3 milhões de euros financiados na totalidade pelo PRR. Até estar concluído o projecto, os serviços passarão para a antiga escola primária da cidade, já no próximo dia 18. Mas também o recentemente inaugurado Campus Educativo (…) «que é um dos mais modernos equipamentos na área da educação em toda a região centro», onde foram investidos quase 7 milhões de euros; o Centro Histórico, que é hoje uma (…) «renovada zona da cidade e todo aquele património e edificado está patrimonialmente valorizado»; (…) «outrora “abandonado”, o Parque dos Marmelos foi “devolvido” aos cidadãos como um segundo pulmão verde da cidade»; as futuras instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (…) «agora que já está acautelada a residência de estudantes, cujas obras já estão em curso, que seja acautelado também o espaço onde podem estudar – Escola do 1.º Ciclo – onde o Instituto Politécnico de Coimbra e a Câmara Municipal pretendem construir as futuras instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH); a conclusão da ampliação da Zona Industrial com 27 novos lotes; o lançamento do concurso público internacional para a criação de uma comunidade de energia renovável, cujo investimento rondará os 7, 5 milhões de euros, financiado na totalidade pelo PRR, sendo que o mesmo irá permitir (…) «a produção de energia através de um parque fotovoltaico, a criação de carregadores eléctricos, produção de hidrogénio verde e ainda um sistema de videovigilância para prevenção de incêndios, sendo reforçado com cobertura 5G».

«Só entre Novembro de 2021 e Setembro de 2024 executámos um investimento de aproximadamente 23 milhões de euros. Mais de 15 milhões em obra física e sensivelmente 7,5 milhões em investimento em diversas actividades e incentivos», revelou José Francisco Rolo, garantindo que (…) «as pessoas continuam a ser a primeira prioridade».

Apesar do optimismo, o presidente do Município relembrou que o (…) caminho ficará sempre amputado enquanto o Governo não concretizar o lançamento do IC 6 até ao nó de Folhadosa». «O que pedimos é apenas que este processo do IC6 nunca sofra nenhum revés, porque o projecto de execução, entre Tábua e o nó de Folhadosa, atravessando o concelho de Oliveira do Hospital, foi adjudicado há já uns meses».

«Esta região não pode continuar encravada», defende José Francisco Rolo.

A terminar a sessão solene evocativa do Feriado Municipal, a presidente da CCDRCentro reconheceu que Oliveira do Hospital foi um concelho que sempre se impôs, com a sua resiliência, às vicissitudes do interior».

Isabel Damasceno, elogiou a autarquia oliveirense por (…) «saber aproveitar as oportunidades dos fundos comunitários e estar na linha da frente do PRR». «É uma honra para a CCDRC ter na região um concelho como este», concluiu.

Recorde-se que durante a tarde foi inaugurada a exposição de pintura e escultura “Evolução”, de José Neto, e à noite, em estreia inaugural do novo auditório da Casa da Cultura César de Oliveira, teve lugar um concerto musical com o conceituado autor e cantor alentejano António Zambujo.

Requalificação e ampliação da Casa da Cultura César Oliveira foi apresentada em 2016

Em Setembro de 2016, Graça Silva, vereadora da Cultura, fez a apresentação do projecto que o “povo oliveirense merce”. Segundo adiantou, o projecto conta com três áreas distintas, com a actual Casa da Cultura a funcionar como espaço “expositivo e de acolhimento”. Num segundo espaço vai nascer o auditório com capacidade para 300 pessoas e o terceiro vai resultar da requalificação do antigo colégio Brás Garcia de Mascarenhas com um conjunto de gabinetes e espaço destinado à Universidade Sénior de Oliveira do Hospital. Pelo meio, há ainda um espaço ao ar livre para “concertos intimistas” e outras iniciativas.
A deixar cair o projecto inicial de requalificação do actual edifício e a apostar num projecto maior, que espera ver a funcionar a tempo do feriado municipal de 2017, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, nota que a actual Casa da Cultura “já não reunia os requisitos”.