A recém empossada secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, presidiu no último domingo (10 de Abril) às cerimónias que assinalaram os 49 anos da Restauração da Comarca Judicial de Tábua – Feriado Municipal – o primeiro sob a presidência de Ricardo Cruz, no decorrer das quais foi apresentada a nova imagem do concelho: “Tábua: O Encanto das Beiras”.
Depois de terem sido entregues cinco viaturas aos serviços externos da Câmara Municipal, foi inaugurado pela secretária de Estado o ”Espaço CULTIVA”, estrutura que irá apoiar o desenvolvimento económico, sendo o conceito de incubadora de empresas a prioridade do Executivo. «Queremos fixar novas startups, ligadas ao conhecimento, à criatividade e à inovação, dotada de um espaço de cowork, que fomente o teletrabalho e a atração de nómadas digitais, cuja procura teve uma explosão neste período de pandemia, bem como uma área destinada à formação profissional e à qualificação das pessoas, sobretudo os mais jovens», explicou Ricardo Cruz.
Nesse sentido e com o intuito de integrar os serviços que integrarão a nova estrutura municipal, foi assinado um protocolo com o Instituto Pedro Nunes, que irá apoiar as dinâmicas (…) «e as capacidades instaladas neste território», desde já o Gabinete de Apoio ao Empresário – dinamizado pela ADI (Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital) e pela AIRV (Associação Industrial da Região de Viseu), e que tem por objectivo (…) «dinamizar e apoiar a modernização do tecido económico local», bem como a qualificação de futuros trabalhadores, explicou o autarca.
Continuando a apostar no tecido empresarial, Ricardo Cruz revelou que vão ser criadas condições para a instalação de novas empresas e indústrias (…) «estamos a trabalhar intensamente nos processos de alargamento e qualificação das áreas de localização empresarial em Tábua, Mouronho e Carapinha, permitindo dar resposta ao crescente número de intenções de investimento apresentadas por empresários que aqui se pretendem instalar».
Em jeito de balanço destes primeiros seis meses de mandato, que, segundo o próprio (…) «têm estimulantes e desafiantes, mas também muito gratificantes, pois sentimos que o nosso esforço e os resultados do nosso trabalho vão no sentido de corresponder às expectativas dos Tabuenses», comprometendo-se a cumprir e a fazer cumprir o mandato (…) «com total transparência e abertura para com todos», avisando desde já que não irá esconder as dificuldades e constrangimentos que possam afectar e reflectir-se na acção do Município, como a célere concretização de projectos.
Confessando que o rigor financeiro e o controlo das contas serão sempre prioridade na gestão do Município, mas que obrigarão (…) «à tomada de decisões e de opções que não desejaríamos», para aproveitar as oportunidades disponibilizadas pelos Fundos Comunitários, Ricardo Cruz pediu à secretária de Estado “compreensão e a colaboração” para evitar o corte de 570.000 euros nas transferências do Orçamento de Estado de 2022 para o Município de Tábua (…) «que esperamos não se venha a concretizar na proposta de Orçamento que será apresentada na Assembleia da Republica». A acontecer, poderá levar ao “estrangulamento dos Municípios” (…) que ficam sem margem de manobra para dar resposta ao muito que têm de fazer».
Nesse sentido pediu também (…) «a compreensão e a colaboração de todos os tabuenses» para as opções políticas e financeiras que se vê obrigado a tomar, lembrando a mais recente escalada de preços das empreitadas.
Firmando o compromisso assumido com os tabuenses – ambição, vontade, esperança – Ricardo Cruz vincou que é com determinação que tentará encontrar as melhores soluções para os problemas, porque (…) «queremos e temos a obrigação de continuar a colocar Tábua na senda do desenvolvimento», tendo sido já lançados novos projectos (…) «que vêm ao encontro da estratégia que preconizamos para o concelho, com o objectivo de reforçar a qualidade de vida dos tabuenses».
Para além da instalação de novas empresas e ampliação de outras, Ricardo Cruz focou ainda a nova imagem co concelho: “Tábua: O Encanto das Beiras”, que se assume como um convite para que o turista possa explorar, desfrutar e viver intensamente o esplendor que as paisagens deslumbrantes e o património natural, histórico, arquitetónico e cultural de Tábua lhes oferecem, a par da hospitalidade das suas gentes.
Sendo também um concelho solidário, o autarca referiu-se ao actual conflito bélico que a Europa e o Mundo estão a viver, estando o concelho a acolher os que sofrem e fogem dos horrores da guerra.
«O espírito solidário que caracteriza os Tabuenses foi, uma vez mais, colocado à prova, tendo sido extraordinária a receptividade e a colaboração de pessoas e Instituições, a quem agradecemos profunda e reconhecidamente a disponibilidade imediata em criar as condições dignas para receber deslocados ucranianos que tão só procuram a paz e segurança.De forma discreta, mas eficaz, temos entre nós 33 pessoas, entre as quais 5 crianças, que o Município está a apoiar de forma a minimizar o seu sofrimento e possibilitar-lhes uma vivência mais tranquila e uma adequada integração na nossa comunidade. A todos eles damos as boas-vindas e que rapidamente possam regressar a uma Ucrânia pacificada.
Aos seus familiares e amigos que não tiveram oportunidade ou não quiseram sair do seu País, expressamos a nossa solidariedade, sendo que os nossos pensamentos estão com todos eles», concluiu.
Na breve intervenção, a secretária de Estado sublinhou a vontade do Primeiro-Ministro (…) «ter um Governo ágil e uma “task force” para a recuperação económica do país» fazendo, por isso (…) «todo o sentido que a valorização do interior e desenvolvimento regional estejam integrados», permitindo o desenvolvimento equilibrado de todas as regiões, por forma a que todas possam convergir. Trata-se, segundo Isabel Ferreira, de (…) «um desafio global em termos europeus».
Centrando-se nos “territórios do interior”, a governante reconheceu que a fixação e captação de pessoas é o principal desafio, pois, vincou, (…) «só assim poderemos ter territórios bem geridos e territórios semelhantes», considerando ser fundamental (…) «a presença de pessoas (…) em número suficiente para mantermos estes territórios geríeis e capazes de criar boa qualidade de vida para todos».
Isabel Ferreira anunciou que o Programa de Revitalização do Pinhal Interior – em conjunto com o Portugal 20 30 e o PPR – (…) «mobilizará o montante de 208 milhões de euros para estes territórios», reclamando que estes programas devem ser (…) «gizados por quem está no terreno», dando como exemplo de boas práticas o concelho de Tábua, que viu serem-lhe contemplados 8 milhões de euros.
De salientar que as cerimónias do Feriado Municipal encerraram com o espectáculo “Fado Flamengo”, no Centro Cultural de Tábua.
Medalha de Honra da Vila – Grau Ouro | Mário de Almeida Loureiro , 64 anos – aposentado de Ajudante de Notário em Tábua desde 1978, foi presidente da Assembleia de Freguesia de Tábua (2009), vice-presidente
e presidente da Câmara Municipal de Tábua (2012-2021). Foi presidente da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão. É presidente da AH de Bombeiros Voluntários de Tábua desde 2004
Medalha de Mérito Profissional – Grau Ouro
José Madeira Gil, 66 anos – empresário de Joalharia, é natural de Várzea (Freguesia de Candosa) é um dos mais reputados joalheiros de Lisboa. Na década de 90, abriu
a primeira loja na capital, possuindo actualmente 4 joalharias. Em 2007 lança a primeira colecção de joias totalmente criada, desenhada e comercializada pela sua equipa, como forma de homenagear a esposa Lurdes Gil.
José Manuel M. Ribeiro, 77 anos – empresário na área da Segurança, tem fortes raízes familiares à aldeia de Sevilha (Tábua) onde mantém em actividade uma exploração agrícola. Em 197 criou o “Grupo 8 Segurança”. Fundou a Associação das Empresas de Segurança que presidiu até 2020, sendo membro da WAD (Associação Mundial de Detectives). É presidente do Rotary Clube Lisboa Norte.
José Martins Nunes, 79 anos – empresário e comerciante, com larga experiência na área da confecção e vestuário, possui cinco estabelecimentos comerciais do sector, em Tábua e concelhos limitrofes.
Desenvolveu relevante actividade associativa em instituições como o Grupo Desportivo Tabuense, Bombeiros Voluntários e Santa Casa da Misericórdia de Tábua, bem como na Associação Comercial e Industrial de Coimbra.
Marco Paulo M. Carvalho, 46 anos – Coronel Piloto-Aviador da Força Aérea Portuguesa (FAP), é licenciado em Ciências Militares Aeronáuticas e Comandante da Esquadra 502 da FAP. Conselheiro Militar Permanente
de Portugal junto da DELNATO, em Bruxelas, e representante nacional nos Comités da NATO. Possui um projecto agro-turístico em S. João da Boavista, sendo presidente da AD da Associação Recreativa e de Melhoramentos local.
Medalha de Mérito Cívico – Grau Ouro
Associação Cultural, Recretiva, Defesa e Propaganda de Ázere
Fundada em 20 de Agosto de 1992, tem o estatuto de IPSS. A 1 de Janeiro de 1998 entra em funcionamento a sua primeira valência ATL. Em 2007 é criado o Lar de Idosos tendo actualmente uma capacidade de 79 utentes,
complementando as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário. Com 55 funcionários, assume um papel preponderante na empregabilidade e fixação de pessoas neste território.
Cooperativa Agrícola do Concelho de Tábua
Fundada em 20 de Maio de 1980, sucedeu ao antigo Grémio da Lavoura.
Promove a venda de produtos e equipamentos e presta serviços aos agricultores do concelho, desenvolvendo iniciativas com o objectivo de os capacitar e qualificar. Ao longo da sua história assumiu-se como um importante parceiro no desenvolvimento do sector primário do concelho. Conta com 3.500 cooperantes.
Medalha de Mérito Cultural e Científico – Grau Ouro Ricardo Manuel F. Mota, 35 anos – Escritor Mestre em Psicologia Clínica pela
Universidade de Coimbra, com experiência profissional em diversas
entidades do concelho, é fundador da Companhia de Teatro PERRO,
em Tábua. Na actividade literária, grangeou destaque na novíssima literatura portuguesa, com trabalhos nas áreas da ficção, teatro, poesia e cinema, tendo vencido o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, em 2015.
Medalha de Valor e Altruísmo – Grau Ouro
António F. Queimadela Batista, 63 anos – Médico de Saúde Pública Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, é actualmente assistente graduado de Saúde Pública. Desde 2009 é o Coordenador Regional do Programa Nacional de Vacinação da ARS Centro. Delegado de Saúde em Tábua desde 2018, exerceu extraordinário trabalho no combate e prevenção da pandemia da COVID-19, através do acompanhamento permanente às situações ocorridas na Região.
Centro de Saúde de Tábua – Há 20 anos entrou em funcionamento o novo edifício do Centro de Saúde, até essa data com actividade no antigo Hospital de Tábua. Os seus profissionais têm prestado um relevante serviço à população, com evidência no período da pandemia que vivemos nos últimos dois anos, o qual merece reconhecimento público. Presentemente estão inscritos 12.034 utentes – mais de mil oriundos de outros concelhos – os quais têm médico de família atribuído.
Diplomas de Mérito
PME LÍDER 2019 | CBI – Indústria de Vestuário, SA – Início de actividade: 1997
PME LÍDER 2019 e PME LÍDER 2020 | CUNFIL – Indústria de Carroçarias, Lda – Início de actividade: 1979
FRIOPASTEL – Comércio e Indústria de Produtos Alimentares Congelados, Lda – Início de actividade: 2001
TRANSCOITENSE – Transportes, Lda -Início de actividade: 1995
PME EXCELÊNCIA 2019
ACORFATO – Indústria de Vestuário, SA – Início de actividade: 1989
PME EXCELÊNCIA 2019 | PME EXCELÊNCIA 2020
FRISALGADOS – Fabrico e Distribuição de Produtos Alimentares, Lda – Início de actividade: 2007
Diplomas de Mérito | EDUCAÇÃO
Ano Lectivo 2018/2019: Mariana Alexandra Costa Martinho (AE Tábua), Francisca Campos Arede Duarte (AE Tábua), Ana Rita Henriques (EPTOLIVA)
Ano Lectivo 2019/2020: Ana Beatriz Ramos Rocha (AE Tábua), Ana Rita Simões Santos (AE Tábua), Marisa Alexandra Fonseca (EPTOLIVA)
Ano Lectivo 2020/2021: Alexandre Rafael Antunes Soares (AE Tábua), Paulo Alexandre Milagaia Santos (AE Tábua), Ricardo Trindade Teixeira (EPTOLIVA)
Funcionários Aposentados: 2019/2020/2021
Adelino Manuel Brito Carvalheiro, Amílcar Madeira Barrosa, António José de Jesus, Armando Costa Marques, Cesaltina Fernandes Fonseca, Fernando Diniz Noura Fonseca, Isabel Maria Rodrigues do Carmo Coelho da Ponte, José António Abreu dos Santos Cruz, José Henriques Mendes, Luís Manuel Gouveia Guilherme e Manuel Simões