
No dia 13 de Agosto, Góis comemorou o Feriado Municipal, presidido pela Ministra da Justiça, Rita Júdice, que foi recebida no salão nobre dos Paços do Concelho, onde congratulou o Município pelas celebrações do Feriado Municipal e, no exterior, depois de receber as honras dos Bombeiros, das Filarmónicas de Góis e Vila do Ceira, Grupo de Escoteiros e Ranchos do concelho, voltou a dar os parabéns ao Município “por manter estas celebrações vivas” e por considerar que “é muito reconfortante ver as diferentes gerações presentes nas colectividades que aqui estão, no Rancho, nos Bombeiros e nas Filarmónicas, o que nos dá uma grande alegria”.
“Hoje é um dia de alegria”, disse a presidente da Assembleia Municipal, Helena Moniz, na sessão solene comemorativa do Dia do Município, a seguir realizada na Casa da Cultura, depois de deixar ainda “uma calorosa saudação a todos os goienses” e de dar as boas-vindas à Ministra da Justiça e a todos os convidados, sem deixar de ter também palavras de apreço para as pessoas que iam ser reconhecidas, “são as pessoas que fazem a história” e de deixar a sua preocupação pela falta de vias rodoviárias dignas desse nome e pelas desigualdades sociais que se continuam a sentir no interior.
Mas contrariamente a esse facto, a sessão solene ficou marcada com a entrega pelo Município de Incentivos à Natalidade e Apoio à Família, procedeu à assinatura de dez protocolos e dez contratos-programa referentes a 2025 no âmbito da cedência de subsídios destinados a associações/colectividades ou outras entidades equiparadas sem fins lucrativos legalmente constituídas e com sede e/ou intervenção no concelho de Góis, nomeadamente a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis, Associação Educativa e Recreativa de Góis, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Góis, Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Filarmónica Varzeense – FILVAR, Centro Social Rocha Barros, a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Góis, Associação Cristã de Cultura e Cidadania de Vila Nova do Ceira, Associação Cultural e Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Góis, Associação de Juventude de Vila Nova do Ceira, Centro Paroquial e de Solidariedade Social da Freguesia de Alvares, Comissão de Melhoramentos das Cortes, Comissão de Melhoramentos de Ádela, Rancho Folclórico Mensageiros da Alegria, Liga dos Amigos de Bordeiro, ARCIL, Liga dos Amigos da Aldeia Velha e Casais, LOUSITÂNEA – Liga dos Amigos da Serra da Lousã.
“O associativismo assume, para a nossa equipa, um papel estratégico na promoção do desenvolvimento social local”, considerou o presidente da Câmara Municipal, Rui Sampaio, sem deixar de salientar também que “a nobreza desta data é relevada pelas distinções honoríficas que homenageiam publicamente pessoas e entidades que contribuíram e contribuem para o engrandecimento do Município de Góis”, depois da entrega das Medalhas de Serviço Público aos trabalhadores do Município de Góis que se aposentaram no ano transato, Cidália Maria Claro Gonçalves Moreira, Ana Maria Gama Marques Castanheira, José António de Oliveira Marques, Francisco Manuel de Almeida Nogueira Dias, António Rodrigues Cunha, João Carlos Lopes Alves e Maria Emília Santos França Duarte.
Mas também foram entregues duas Medalhas de Mérito a João Manuel Rosa Simões, como “reconhecimento pelo seu contributo de décadas à causa desportiva local, distinguindo a sua dedicação ao desporto e à formação de jovens atletas goienses”, e a Felisberto Nunes Ferreira da Costa, como “um justo e merecido agradecimento a quem contribuiu de forma empenhada e comprometida nas instituições onde integrou os órgãos sociais e também como dinamizador de actividades culturais, garantindo o seu sucesso a participação activa das comunidades”.
“As pessoas que agora condecorámos notabilizam-se pelas suas acções e contributos para a nossa comunidade. Distinguimos também os trabalhadores do Município aposentados no ano de 2024, pela dedicação e mérito demonstrados no desempenho das suas funções”, salientou Rui Sampaio, que não deixou de se referir depois à questão das acessibilidades, dizendo que no decorrer deste mandato “muitas foram as démarches desenvolvidas por nós no sentido de reivindicarmos, sempre que possível, não só junto das entidades governativas, mas também através da CIM-RC uma melhoria neste sentido”, lamentando, contudo que “o concelho tenha ficado para trás, infelizmente, em relação a outros concelhos, que passaram a ser servidos pela A13, pelo IP3 e pelo IC8”.
“Sabemos que o desafio das acessibilidades continua presente e é uma prioridade para os Municípios do interior e em particular para Góis”, afirmou o presidente da CIM-RC, Emílio Torrão, deixando o compromisso do órgão de que representa “continuará empenhado em defender este tema junto das entidades competentes e a apoiar o Município nesta justa reivindicação. Só com melhores acessos é possível garantir melhor equidade territorial e atrair mais investimento, mais população e desenvolvimento. (…) Conte sempre comigo, conte sempre com a CIM-RC nesta justa reivindicação. Góis merece ter justas e modernas acessibilidades e por isso iremos lutar”.
E ao fazer o balanço “do nosso mandato, é inevitável olhar para trás e recordar o muito que foi feito, além “da quantidade de quilómetros de pavimentação, de trabalhos de requalificação de bermas, limpeza e manutenção de faixas de gestão de combustível na rede viária municipal, muros ou do conjunto de projectos concluídos ou em fase de execução – serviços que muito nos orgulham”, o presidente da Câmara Municipal não deixou de se referir também ao apoio às famílias, educação, cultura, na transferência de competências no domínio da Educação e da Acção Social que “tem sido um grande desafio paras as organizações autárquicas”, destacando no que respeita à saúde, a abertura em Abril deste ano, da Extensão de Saúde de Alvares.
Nas áreas do turismo, Rui Sampaio destacou a participação em feiras e certames internacionais, como a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa e a FITUR – Feira Internacional de Turismo em parceria com a Comunidade Intermunicipal, os projectos financiados pelo Turismo de Portugal, como o Espaço Expositivo do Ciclo da Truta de Góis – Parque da Monteira, que se encontra executado e em pleno funcionamento, o Góis Centro Cycling também executado e o Espaço de Valorização da Gastronomia do Vale do Ceira e Parque do Cerejal Acessível a Todos que se encontra em análise no âmbito de candidatura à Linha + Interior Turismo, enquanto na área do Urbanismo, realçou a “concretização do processo de revisão do Plano Diretor Municipal, cuja entrada em vigor ocorrerá muito brevemente, bem como a elaboração da Estratégia Local de Habitação”, enquanto na área da floresta, o Município “tem-se destacado como um exemplo notável na prevenção e combate aos incêndios florestais, através da adopção de boas práticas, ao longo do mandato, pela autarquia”.
“Sem sombra de dúvidas que, perdoem-me a expressão, para as coisas acontecerem é necessário um grande esforço de preparação e ponderação estratégica, sendo que muito deste trabalho não é visível no imediato”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, referindo-se ao trabalho de preparação do actual Quadro Comunitário, mais concretamente nos investimentos previstos e contratualizados no Plano de Acção do ITI CIM – totalizando um fundo FEDER de cerca de cinco milhões e oitocentos mil euros e no que diz respeito à implementação da empresa Lusiaves em Góis, prevista para ainda este ano, disse que “este é um projecto aguardado com expectativa desde 2017 e que, finalmente, se tornará realidade. A chegada desta unidade industrial representa muito mais do que um investimento económico, significa mais postos de trabalho, novas oportunidades para as nossas famílias e um reforço da dinâmica local” e “é a prova de que Góis tem potencial para atrair empresas de referência nacional, capazes de gerar crescimento, fixar população e contribuir para um futuro mais próspero para todos”. E ainda a melhoria na rede de fibra óptica no concelho tem sido outra “grande preocupação”, dando a conhecer que “a Telecom comunicou à autarquia a sua intenção em avançar, a muito breve trecho, com a construção de uma rede de fibra óptica em zonas do Município de Góis ainda desprovidas deste tipo de infraestrutura, prevendo abranger cerca de 2174 novos edifícios. O futuro é imprevisível, mas estamos certos de que, com o esforço conjunto, faremos de Góis um território coeso e próspero, preparado para os constantes desafios que a vida nos apresenta”.
“E porque é para um futuro melhor para Góis que todos os dias trabalhamos, contamos com a importante parceria de diversas entidades locais, regionais e nacionais, bem como com outros Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, salientou o presidente da Câmara Municipal, e dirigindo-se à Ministra da Saúde, disse que “é com grande responsabilidade cívica que partilho uma preocupação sentida por todos: a nossa Conservatória do Registo, essencial à vida das famílias e empresas, continua a funcionar com recursos humanos muito limitados”, apelando “para que a solução, já anunciada, seja concretizada rapidamente, devolvendo aos goienses um serviço eficiente e digno”, terminando por referir, “contamos com todos e todas. Saibam que podem contar com a Câmara Municipal. Viva o Município de Góis”.

