Conferência de Imprensa da Festa do Bodo
Realiza-se no próximo fim-de-semana, dias 25 e 26 de janeiro, a Festa do Bodo de S. Sebastião em Vila Pouca da Beira promovida pela União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.
O certame dá início ao calendário de “eventos marca” do concelho de Oliveira do Hospital e promete um fim-de-semana de experiências autênticas colocando em destaque o “sentimento de partilha” que carateriza a festa. Com uma década de edições concretizadas, o atual executivo da agora União de Freguesias dá continuidade a esta festa “para divulgar a nossa terra e levar o mais longe possível” o certame, assegurou Licínio Neves na conferência de imprensa de apresentação do programa. Palavras partilhadas por Catarina Figueira, eleita de Vila Pouca da Beira que assegurou a “continuidade deste projeto que é uma mais-valia para a freguesia”. Vítor Costa, presidente da Assembleia de Freguesia falou sobre a componente histórica da festa que recorda tempos de necessidade em que, virtude de uma peste que assolou a região, os mais abastados distribuíram uma ajuda alimentar pelos mais carenciados.
“Manter as características com uma nova roupagem” é um dos objetivos da organização, explicou Hugo Pais, frisando o “espírito solidário e comunitário” que caracteriza a distribuição do bodo, que este ano será feita pelas ruas da vila em passeios de charrete.
Pelo recinto da festa, nas imediações da Igreja Matriz e da associação local, estarão distribuídos mais de uma centena de expositores, que oferecem desde artesanato a produtos endógenos e mercado medieval. A componente cultural constitui uma das fortes apostas, com a presença de vários grupos do concelho e outros que completarão a vertente medieval do certame.
Graça Silva, vereadora da Cultura, salientou “a preocupação de dar maior ênfase ao cartaz cultural” e a “preocupação de ir às raízes do que é esta festa”. “É uma das muitas feiras/festas promocionais do concelho e fico satisfeita por saber que há futuro centrado nas nossas raízes culturais”, acrescentou.
Sublinhando o “ótimo entrosamento das gentes” na União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira”, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município não deixou de enaltecer que “este é um evento marca do calendário de iniciativas de animação e atração de visitantes” ao concelho de Oliveira do Hospital. O também presidente da ADI entende que a tradição do Bodo é “um bom motivo para fazer uma iniciativa temática que puxa uma região inteira a vir descobrir Oliveira do Hospital, o Vale do Alva e Vila Pouca da Beira a partir desta feira”.
Um certame que vem ao encontro da campanha que o Município desenvolve – “Venha e Descubra. Venha e Visite Oliveira do Hospital” – e que assenta em diversos eventos marca ao longo do ano, “que demonstram a autenticidade” local. “Temos para oferecer experiências únicas e autênticas que nos caracterizam como comunidade”, é o convite que dirige José Francisco Rolo, na expetativa que a região descubra as potencialidades turísticas concelhias a partir de Vila Pouca da Beira, especialmente no próximo fim-de-semana.
A abertura da Feira do Bodo de Vila Pouca da Beira está agendada para as 15:00 horas de sábado, 25 de janeiro, seguindo-se um espetáculo de culto na Igreja Matriz, pelo Grupo Origo. Seguir-se-á uma tarde de cultural com a presença de grupos concelhios e ao final da tarde haverá um espetáculo medieval, “Fogueira dos Convívios” com grupos convidados. No segundo dia, a festa que é dedicada a S. Sebastião, cumpre as tradições religiosas com a celebração da Eucaristia e procissão durante a manhã. A tarde terá um forte pendor cultural com a presença de vários grupos de concertinas do concelho que irão animar o recinto. Por todo o espaço da festa haverá apresentações de grupos medievais e pelas ruas de Vila Pouca da Beira serão dinamizados passeios de charrete com a oferta do Bodo aos visitantes.