FUNDAÇÃO AURÉLIO AMARO DINIZ (Oliveira do Hospital): «O caminho faz-se caminhando e vamos trabalhar para isso…»

É uma frase proferida pelo reeleito presidente do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz, Dr. Álvaro de Abreu Herdade, realçando que para tal é necessário contar com o trabalho de equipa, e por isso enalteceu todos os trabalhadores, «desde a empregada de limpeza ao cirurgião», pois «todos são importantes e todos fazem falta», para elevar a instituição, que a olhos vistos se tem desenvolvido nos últimos anos, nas áreas infantil, social, terceira idade e hospitalar, abrangendo já concelhos não só o de Oliveira do Hospital, como Tábua e Arganil, mas também é já referência nos concelhos de Góis, Nelas, Santa Comba Dão e Carregal do Sal.

A tomada de posse do Conselho de Administração ocorreu no passado dia 11 de Abril, onde se releva o quarto mandato consecutivo, como líder, do prestigiado médico Álvaro Herdade, sob indicação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, o qual garante que continuará a servir condignamente o concelho e a região.

«É uma grande responsabilidade estar à frente desta instituição…»

Como referiu o edil oliveirense, José Francisco Rolo, que sendo «uma instituição de referência no concelho e na região, é também uma grande responsabilidade para quem está a liderá-la», sendo também «uma grande honra avaliarem o trabalho efetuado nestes últimos 12 anos pelo seu líder, que associado às suas funções académicas e médicas e aliado ao seu perfil de gestor, com conhecimento no SNS, empreendedor nato e homem dinâmico», o Presidente da Câmara considerou o Dr. Herdade como «um homem eólico, sempre presente nas várias áreas da instituição», que agora se abalança no domínio da saúde mental, e não deixou de agradecer às várias equipas que têm tido grandes responsabilidades perante a comunidade, reconhecendo o tempo que dispensam estas pessoas para se dedicarem a esta instituição, «com nível de exigência e sem remuneração».

Focando e realçando o compromisso da FAAD com o Estado, através de protocolo assinado com o Ministério da Saúde, José Francisco Rolo acredita que «é preciso repensar a organização e estabelecer um modelo de gestão moderno», e por este facto afirmou que «contem com a Câmara em todos os domínios, sobretudo nas melhorias e investimentos para cada vez mais elevar a Fundação», não esquecendo também a ajuda que pode proporcionar o presidente da Assembleia Municipal e agora deputado da Nação, José Carlos Alexandrino, pois estarão sempre em defesa desta instituição para fortalecer os seus serviços.

Objetivos a ter em conta nestes nos de gerência

Depois do Dr. Álvaro Herdade agradecer os elogios ali deixados, afirmou que o trabalho verificado é sempre o produto de ter uma boa equipa durantes estes anos, desde «a limpeza aos técnicos, cada um nos seus lugares», e a sua nova gerência tem como objetivo ampliar o hospital, que é uma prioridade para projetar a FAAD para o futuro, estando em causa um investimento de sete ou oito milhões de euros, apesar de, como disse, «nos últimos anos ter sido possível equipar o hospital com tecnologia da última geração». Confessando que «atualmente não há gabinetes para todos os médicos», abrir uma Unidade de Cuidados de Saúde Mental e assegurar a Urgência 24 horas por dia são também objetivos do reeleito Presidente, que lamenta a falta de médicos e a redução da verba que foi prometida pelo Governo após os incêndios de 2017, quando a FAAD começou a assegurar o Serviço de Atendimento Permanente (SAP), serviços que não devem estar nos cuidados primários, mas sim num hospital e por isso estão em dívida para com a Fundação em 850 mil euros, que foram prometidos, afirmando o Dr. Álvaro Herdade que estando o Fundo de Saúde em constante movimento, «temos que nos manter na corrida e mantermo-nos na linha da frente, para bem do concelho», já que «temos muitas bocas abertas para nos comerem», mas com o trabalho de todos «vamos fazer novas instalações para alargar e servir os concelhos da região», através de «um hospital de referência, com o Conselho de Administração a trabalhar com autonomia».

Composição dos órgãos da Fundação

São mais quatro anos que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital dá plenos poderes a uma equipa renovada para gerir os destinos da Fundação Aurélio Amaro Dinis, que cada vez mais presta relevantes serviços ao concelho e à região, agora entre 2022 e 2025:
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – Presidente, Dr. Álvaro de Abreu Andrade; secretária, Dr.ª Ana Cristina Saraiva Gouveia Serra; tesoureiro, Eng. Rogério António Pereira Prazeres; e membros não executivos (vogais): Dr. Pedro José Silva Batista Rúben, Dr. José António Madeira Dias, Dr.ª Aldina Henriques Lopes da Cunha Neves e Prof. Daniel Luís Domingues e Dinis Costa; e suplentes: Dr. Luís Miguel Ruivo Lagos e Dr. João Luís Oliveira Figueiredo Ramalhete de Carvalho.
CONSELHO FISCAL – Presidente, Dr. Pedro Miguel Pina de Jesus; secretário, Prof. Dr. Nuno Miguel Fortes Fonseca; vogal, Prof. Dr. Daniel Martins Geraldo Taborda; e suplentes, Dr.ª Maria José Costa e Silva Falcão de Brito e Dr. Carlos Oliveira Santos.
MESA DA ASSEMBLEIA DA LIGA DE AMIGOS – Presidente, Manuel José Lobo de Seixas Pereira; vice-presidente, António Carlos Gonçalves Figueiredo; secretário, Dr.ª Maria Teresa Ferrão Antunes; e suplente, Dr. José Nélson Correia Antunes.