GALIZES (Oliveira do Hospital): Misericórdia reactivou a Gala Dr. António Vaz Patto

Depois de seis anos de interrupção, a Santa Casa da Misericórdia de Galizes, reactivou a Gala Dr. António Vaz Patto, naquela que é a sua 8.ª edição, onde foi dado a conhecer o trabalho realizado por utentes e colaboradores, mas também homenagear e premiar colaboradores, Irmãos, entidades e instituições parceiras.

O evento teve lugar na Casa da Cultura César Oliveira no passado dia 11, tendo o “olhar a diferença pela diferença, é promover a igualdade” como mote, onde a alegria e muito amor imperaram, fazendo jus ao legado de António Vaz Patto.

«A nossa gala tem um significado muito mais profundo do que a simples formalidade de uma gala. Para além de celebrarmos o legado de um homem cuja vida foi dedicada à família, e uma família bem grande, como todos sabemos, à saúde, à dignidade humana e ao serviço ao próximo, neste caso doutor António Vaz Pato, celebramos também a existência da instituição, associando-a ao seu maior capital, as pessoas. Hoje, mais do que nunca, temos a responsabilidade de não deixar que o tempo apague a memória daqueles que fizeram a diferença. Celebrar o doutor António Vaz Pato é também assegurar que os valores por ele defendidos, continuam vivos e actualizados nas nossas práticas, decisões e prioridades», sublinhou Bruno Miranda.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Galizes (SCMG), dirigiu por isso, palavras de reconhecimento e agradecimento aos colaboradores, considerando que (…) «mais do que executores de tarefas, são guardiões de valores e agentes de transformação. A cada um deles, deixo e deixamos um agradecimento profundo e uma palavra de reconhecimento. Confiamos plenamente na vossa entrega e na vossa competência». «E é essa confiança que nos permite continuar a crescer com solidez e coerência. É graças ao vosso compromisso diário que conseguimos honrar o legado de Dr. Vaz Pato e de tantos outros bons homens e mulheres e fazer da Santa Casa um verdadeiro espaço de cuidado, respeito e dignidade. A Santa Casa da Misericórdia de Galizes tem procurado, mesmo em tempos desafiantes, manter-se fiel à sua missão de apoio aos mais vulneráveis, reinventando-se sempre que necessário, mas sem nunca perder de vista a sua essência humanista», acrescentou.

Sem esquecer o papel insubstituível do voluntariado, Bruno Miranda apontou o exemplo dos órgãos sociais da Instituição, intitulando-os como “o rosto mais puro da solidariedade”. «Que o vosso exemplo continue a contagiar a comunidade e a lembrar-nos de que todos podemos ser parte da solução. Queremos que esta gala seja igualmente um momento de inspiração para os mais jovens, que são o futuro desta casa e da nossa sociedade».

Dirigindo-se para uma plateia que encheu o Auditório José Carlos Alexandrino, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Galizes deixou palavras de esperança no futuro. «Que esta tarde, sirva para reforçar os laços que nos unem. Para homenagear quem merece ser lembrado e para renovar o nosso compromisso com uma sociedade mais justa, mais inclusiva. A verdadeira grandeza não está em conquistar o mundo, mas em transformar com humildade o mundo daqueles que nos rodeiam», concluiu.

Começando por reconhecer que o trabalho desenvolvido pela Misericórdia de Galizes no sector social (…) «é exemplar», o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital recordou o trabalho em crescendo da Instituição que celebra no próximo mês de Julho 357 anos, destacando o papel do Dr. António Vaz Patto, que se projecta na actualidade, agradecendo publicamente (…) «a esta equipa fantástica que faz a Santa Casa da Misericórdia estar presente na vida das pessoas, que cuida destas pessoas especiais que tem à sua guarda».

Referindo-se às actuações em palco de colaboradores e utentes, José Francisco Rolo elogiou (…) «o trabalho feito de base, diariamente», reconhecendo que isso (…) «é fruto de uma equipa magnífica. Isto faz-se com um toque especial, com um contagio especial, com uma energia especial que a Santa Casa tem e de quem faz isto com o coração».

«Bem-haja pelo vosso trabalho. Bem-haja pelo trabalho dedicado e afectuoso de todos os colaboradores, de todas as instituições que colaboram convosco e por todos aqueles que vocês continuam a agregar e a reconhecer. As instituições são tanto mais válidas, quanto mais memória tem», até porque (…) «uma casa é grande quando tem raízes, mas também quando cria redes», concluiu o autarca.

A 8.ª Gala Dr. António Vaz Patto contou com vários momentos musicais, ficando marcado pelo envolvimento dos utentes e colaboradores da instituição que é, recorde-se, uma referência na área da deficiência, mas também da primeira infância e terceira idade, para além das actuações do Coral de Sant’Ana (Oliveira do Hospital), o grupo “Coimbra Gospel Choir” e “Jó Dutra & Alexandre Sayal” (piano e violino).

Para além dos elementos dos órgãos sociais da Santa Casa, estiveram ainda presentes os vereadores Graça Brito e Nuno Ribeiro, o presidente do Secretariado Regional de Coimbra da União Misericórdias Portuguesas e de Júlio Norte, em representação do Secretariado Nacional da UMP.

Atribuição de prémios

No decorrer da Gala Dr. António Vaz Patto, a Misericórdia atribuiu quatro prémios a pessoas e entidades, em sinal de reconhecimento pelo seu contributo à causa da Santa Casa.

PRÉMIO IRMANDADE (Irmão com mais de 50 anos de filiação): Padre Borges de Carvalho

PRÉMIO RECONHECIMENTO (a entidades parceiras): Santa Casa da Misericórdia de Tábua | INDUBEIRA (parceria desde 2017 no Programa Alimentar para as Pessoas Mais Carenciadas e Programa Privação Material) | Associação Progressiva de Santo António do Alva (parceria desde 2019, na disponibilização, a utentes e sócios da APSAA, de condições de acesso especiais aos serviços da SCMG, nomeadamente aos prestados pela Farmácia Nuno Álvares)

PRÉMIO CARREIRA: Alda Maria dos Santos Gouveia Calheiros (2020) | Eduarda dos Prazeres Lourenço Oliveira Santos (2013) | Esmeralda Freire Coelho Gonçalves (2021) | Fernanda Moreira Mendes Lemos (2024) | Odete Henriques Jorge Fonseca (2020) | Olinda Conceição Silva Bessa Tavares (2025)

PRÉMIO MÉRITO DESPORTIVO: Professor Cláudio Gomes | Atletas de Desporto Adaptado da SCMG