GÓIS: 1.º Festival de Bandas da EN2

As três Filarmónicas participantes no Festival executaram, conjuntamente e pela primeira vez, o “Hino da Estrada Nacional 2”

No passado dia 30 de Abril, realizou-se em Góis, o 1.º Festival de Bandas da EN2, organizado pela FILVAR – Filarmónica Varzeense e pelo Município.

Além da Filarmónica organizadora, o Festival contou ainda com a participação da Banda Filarmónica da Cumieira (Santa Marta de Penaguião) e da Filarmónica União Sertaginense, da Sertã, que em conjunto, executaram pela primeira vez, no largo fronteiro aos Paços do Município, o “Hino da Estrada Nacional 2”, culminando com um grande concerto, na Casa da Cultura.

“Ligar a música com a Estrada Nacional 2”, foi o grande objectivo deste 1.º Festival, “importante”, como foi considerado e reconhecido, e que “levou a uma viagem musical pela EN2”, como referiu o presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, deixando os parabéns à FILVAR e às Filarmónicas participantes neste que não deixou de ser também um grande encontro a ligar esta grande estrada que atravessa o país entre Chaves e Faro.

O presidente da FILVAR, João Bruno Martins, depois de dar “as boas-vindas” a todos os participantes no Festival e de considerar que “hoje estamos ligados musicalmente pelos territórios que percorre a Nacional 2”, deixou os agradecimentos às Filarmónicas que vieram “e se associarem a nós”, deu os parabéns aos filarmónicos, aos maestros”, reconheceu “que este Festival não seria possível sem as parcerias e apoios”, nomeadamente à Câmara de Góis e Associação de Municípios da Rota da EN 2, a todos deixando o seu “muito obrigado”.

A troca de lembranças e as palavras de agradecimento também dos representantes das Filarmónicas que vieram participar na Festival, “foi uma emoção muito grande, uma alegria muito grande para nós”, deixados os agradecimentos à FILVAR “pelo convite que esperamos retribuir, (…) tivemos muito gosto em participar neste Festival que esperamos seja o primeiro de muitos”, enquanto o presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião (e da Associação de Municípios da Rota da EN 2), Luís Machado, considerou que “a Nacional 2 é uma Estrada que nos une, é na música que nos une, são pessoas que nos unem e hoje somos todos Nacional 2. Hoje estou em casa, vocês estão sempre em casa, nós estamos a construir o maior projecto nacional de coesão, nós estamos a construir o maior projecto de proximidade entre pessoas, porque a Nacional 2 tem muito boa gente”.

“Hoje, fica mais uma vez aqui provado que as Filarmónicas são o grande património cultural e musical das terras e dos concelhos onde estão inseridas”, começou por referir o presidente da Câmara Municipal de Góis, Rui Sampaio, deixando às Filarmónicas participantes no Festival “muitos parabéns, continuem a fazer o trabalho que fazem, porque estes concertos como o que assistimos hoje aqui não ficam mal em lado nenhum”, para dizer depois que “quando a Câmara foi confrontada com este pedido da FILVAR desde logo abraçou o projecto de realizar o 1.º Festival de Bandas da EN 2, dissemos logo que sim, porque percebemos que é um projecto diferente, é um projecto com uma dimensão diferente e fomos nós, aqui em Góis, a abraçá-lo e a dar a pontapé de saída. E a partir daqui tudo é possível, não só fazer eventos como este, mas também, quem sabe, pegarmos nas nossas Filarmónicas e irmos até Lisboa mostrar o talento que existe no interior. É bom que quem dirige os destinos do país se vão lembrando de nós. (…) Muitos parabéns a todos e estamos sempre de braços abertos para vos receber.
Voltem sempre”.