De amanhã, sexta-feira, dia 8, até domingo, 10 de Julho, realiza-se a 26.ª edição Góis Oroso Arte e que este ano se apresenta sob o signo da “Juventude”, considerando que a União Europeia proclamou 2022 como o Ano Europeu da Juventude, num programa que pretende evidenciar a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor, mais ecológico, mais inclusivo e mais digital.
E com a realização de mais edição do Góis Oroso Arte, os Municípios de Góis e de Oroso (Espanha), reforçam ainda mais os laços de geminação que os une, com exposições, conversas, arte ao vivo, espectáculos, apresentação editorial e muita música que fazem parte do programa diversificado que esta edição tem para oferecer e que as pessoas podem acompanhar nas redes sociais e ficar a conhecer os vários momentos culturais preparados pela Câmara Municipal (programa em caixa).
Para esta edição do Góis Oroso Arte, o presidente da Câmara, Rui Sampaio, deixou como mensagem, “celebradas as bodas de prata do Góis Arte, impõe-se uma reflexão com vista à renovação e ao rejuvenescimento da exposição internacional de arte, que nasceu e cresceu em Góis, entre as serras e as águas límpidas dos nossos cursos de água.
A arte regressa ao concelho de Góis e irá espalhar o seu encanto pelas quatro freguesias do nosso território – Alvares, Cadafaz e Colmeal, Góis e Vila Nova do Ceira – que irão abraçar as diversas formas de arte que vamos acolher: pintura, gravura, fotografia, literatura, arte ao vivo, música.
“A arte é, e deve ser, de todos e para todos”
A arte é diversidade, partindo de diferentes pontos de vista, de gostos únicos, de sentidos singulares, por parte de cada um que a vive e sente, por si e à sua maneira. Com a presente edição do Góis Arte pretendemos promover o encontro entre a(s) arte(s) e (todas) as pessoas, (toda) a comunidade. A arte é, e deve ser, de todos e para todos, pressupondo uma visão aberta, sem tabus. Artistas residentes e novos artistas vão compor a paleta de obras que irá integrar a exposição.
Com o Município de Oroso reforçamos os laços de geminação que nos unem e fortalecemos a confiança numa relação interpeninsular, através do diálogo e do encontro, construindo pontes entre os dois concelhos irmãos – Góis e Oroso – que, passo a passo, pedra sobre pedra vem sendo consolidada desde o ano de 2007. Desta amizade nasceu a criação de um só nome, em 2011: Góis Oroso Arte.
Os dias do Góis Arte resultam de um trabalho a várias mãos, que gostaríamos que chegasse aos olhos, aos ouvidos e aos corações de todos os que residem, visitam e estimam o concelho de Góis”.
Programa
8 de Julho (sexta-feira) – 15h30, na Casa da Cultura, apresentação do projecto “Pascoal e os Amigos” por Timbre Suplente, para o público infantil (ATL de Verão); 18 horas, performance artística coreografada pelas bailarinas Mariana Moreira e Mafalda Fideles; 18h25, se realiza a sessão de abertura do Góis Oroso Arte; 19, inauguração da exposição colcetiva “Góis Oroso Arte – sob o signo da Juventude” (galerias da Casa do Artista); 19h30, jantar volante 21h30, espectáculo etnográfico com Associação Folclórica Lembranzas do Tambre (Oroso – Galiza), e 22, concerto de voz e piano com Paulo de Carvalho.
9 de Julho (sábado) – 10 horas, Arte ao Vivo, nas aldeias da Cabreira e Colmeal (União de Freguesias do Cadafaz e Colmeal); 15h30, apresentação do Projeto “Pascoal e os Amigos” por Timbre Suplente, na capela da Casa da Costeira , em Vila Nova do Ceira (público infanto-juvenil); 17h30, apresentação Editorial do Romance “Nocturno” de António Canteiro, na Casa da Cultura, onde pelas 21h30, terá lugar o concerto “ Two-Time Winners – And The Award Goes To…”.
10 de Julho (domingo) – 10 horas, Arte ao Vivo, na aldeia do Soito (União de Freguesias do Cadafaz e Colmeal); 15h30, apresentação do projeto “Pascoal e os Amigos” por Timbre Suplente, na Freguesia de Alvares (público infanto juvenil); e 22, concerto de encerramento da 26.ª edição do Góis Oroso Arte com Galandum Galundaina, na Praia Fluvial da Peneda.