GÓIS: Câmara atribui apoio monetário a estudantes

gois_img03

Tem lugar hoje, terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Góis, a cerimónia informal onde 37 estudantes residentes no concelho e que frequentam o ensino secundário e superior irão receber apoio monetário, num valor global de 7340€.

No actual momento de crise económica e financeira, a autarquia há muito que assumiu como prioridades os apoios às famílias e aos estudantes do concelho. Considera o município, presidido por Maria de Lurdes Castanheira que esta atribuição, sujeita a candidatura prévia e com critérios específicos, têm uma importância social acrescida, ao facilitar o acesso a áreas essenciais da vida, como o ensino e a formação profissional.

Relativamente ao ano lectivo 2013/2014 candidataram-se 45 estudantes, sendo que oito processos foram excluídos por incumprimento do regulamento municipal.

O Município de Góis atribuiu uma prestação pecuniária equivalente a 200 euros por ano para estudantes do ensino superior, e 170 euros para estudantes do ensino secundário ou técnico – profissional.

Os estudantes residentes no Concelho de Góis têm que frequentar estabelecimentos de ensino secundário ou técnico-profissional cujo curso seja ministrado fora dos concelhos limítrofes (Arganil, Lousã, Pedrógão Grande e Vila Nova de Poiares) ou estabelecimentos de ensino superior, particular ou cooperativo, devidamente homologados pelo Ministério da tutela.