Abril é o ‘Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância’ e a CPCJ Góis, em parceria com a Câmara Municipal, respondeu ao desafio lançado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, com o objetivo de sensibilizar para esta questão.
A Campanha do Laço Azul, que é assinalada mundialmente pretendendo promover a proteção das crianças contra os maus tratos na infância, teve início em 1989, na Virgínia, nos Estados Unidos, quando uma avó, Bonnie Finney, quis alertar para os maus tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. Para expressar a sua dor e revolta, esta avó, amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o objetivo de chamar a atenção de todos para esta tragédia. O azul simbolizava a cor das lesões e servia-lhe como uma lembrança constante da sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.
O Município de Góis, sensível a esta realidade, ilumina com a cor azul a capela do Castelo e coloca laços azuis nas janelas, como forma de consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal, psicológica ou física.”