No passado dia 29 de Outubro, no auditório da Casa da Cultura, realizou-se o concerto comemorativo do 12.º aniversário do Coro Misto da Associação Educativa e Recreativa de Góis (AERG).
Além do Coro aniversariante, actuou como convidado o Coral Mirobrigense “Dámaso Ledesma”, de Ciudad Rodrigo (Espanha), que proporcionaram às pessoas presentes um magnífico espectáculo de música coral, ao mesmo tempo que foram lembradas algumas pessoas que já partiram e que fizeram parte do Coro Misto, aqueles que dele fizeram parte e já saíram e “esperemos que outros venham”, como disse o maestro Avelino Correia.
“Hoje temos connosco o Coro de Ciudad Rodrigo, para tornar o dia ainda mais feliz e para quem peço uma salva de palmas”, disse ainda Avelino Correia, enquanto o representante do Coro espanhol disse sentir-se “honrado por visitar a vila de Góis, o encanto das suas gentes, o seu património”, recordando também que “guardo boas recordações da visita da Filarmónica de Góis à Ciudad Rodrigo”.
“Foi com gosto que lá estivemos”, referiu depois o presidente da Associação Educativa e Recreativa de Góis (e também presidente da Câmara), Rui Sampaio, deixando palavras de agradecimento ao Coro convidado, destacando mesmo a sua interpretação de “duas canções emblemáticas do nosso país”, Lisboa Antiga e Grândola Vila Morena, dizendo ainda que “ao longo dos 12 anos muitas coisas aconteceram”, recordando também “os que partiram, (…) recordamos todos com saudade e que deram o seu contributo ao nosso Coro”, não esquecendo “todos que ao longo destes anos o serviram” (e servem) e para quem teve palavras de particular apreço, bem como para o maestro Avelino Correia, o grande responsável “por atingirmos o nível que já temos”, terminado com o seu “obrigado pelo magnífico espectáculo”.
Secção da AERG
O Coro Misto foi integrado como secção da AERG no mês de Outubro de 2010. Dirigido pelo maestro Prof. Dr. Avelino Rodrigues Correia, teve a sua primeira actuação e experiência na celebração da missa de um casamento no dia 29 de Setembro de 2012 e, a partir dessa data, “manteve a sua actividade regular, participando em espectáculos por si organizados, ou actuando como convidado de outros grupos”.
Continuando a ser um espaço aberto à participação de todos aqueles que dele queiram ser integrantes, desde concertos a encontros de Coros o Coro Misto tem levado a música coral, a cultura, um pouco por toda a parte, prestigiando e honrando o seu nome e o nome de Góis.