GÓIS: Município associou-se ao movimento global de iluminação de monumentos nacionais

Na noite de 6 para 7 de Setembro, o Município associou-se à APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares e ao movimento global de iluminação de monumentos nacionais por todo o país, para assinalar o Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne e de Becker através da iluminação, com a cor vermelha, do conjunto edificado dos Paços do Concelho.

Este acto, teve como objetivo chamar à atenção para a existência desta doença neuromuscular rara, que afecta 1 em cada 3500 crianças do sexo masculino. Dado que a doença também afeta algumas mulheres, existe um número significativo de portadoras da mutação que pode ser transmitida aos seus filhos, por isso, este ano, a iniciativa é alusiva à campanha “Duchenne e as Mulheres”.

Neste Dia Mundial a luz vermelha pretende simbolizar a união de todas as organizações internacionais e que permitirá cumprir o segundo objetivo: unir os doentes de Portugal aos do resto do mundo.

Os Paços do Concelho estão ao lado de outros monumentos mundiais que já aderiram ao movimento, tais como o Coliseu de Roma (Itália), a Sagrada Família (Espanha), as Cataratas do Niagara (Canadá), a ponte Yavuz Sultan Selim (Turquia), a Torre Petrin (República Checa), entre muitos outros.