GÓIS: Município investiu em oleões GOTA

O Município de Góis, tendo como preocupação uma contínua melhoria do meio ambiente e de forma a envolver toda a sociedade para uma responsabilidade ambiental e social, com benefícios na qualidade de vida dos que nos rodeiam, investiu em 12 oleões GOTA que se encontram distribuídos por diversos locais do concelho: Escola E. B. 2, 3 de Góis, Bombeiros Voluntários de Góis, Bairro de S. Paulo e Ponte do Sótão, na freguesia de Góis; Várzea Grande e Várzea Pequena, na freguesia de Vila Nova do Ceira; Cadafaz, Colmeal e Cabreira, na União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal; Alvares, Cabeçadas e Cortes, na freguesia de Alvares.

O oleão GOTA é um contentor concebido para a recolha de óleos alimentares usados e é produzido em Portugal, com matéria-prima reciclável. Pretende reciclar o seu óleo alimentar usado (OAU), mas não sabe como? Após cozinhar, deixe arrefecer o OAU; armazene o OAU numa garrafa de plástico, sem resíduos de sólidos alimentares; feche bem o recipiente; encontre o oleão GOTA mais próximo de si; recicle o seu OAU, depositando o recipiente no oleão Gota.

Existe ainda a aplicação “EcoMovimento”, que está disponível para toda a comunidade do Município de Góis, sendo possível ter acesso ao mapa dos diversos oleões que estão instalados no concelho, identificando sempre o oleão mais próximo, assim como instruções sobre como reciclar os OAU, corretamente, e instruções sobre como utilizar o oleão. Pode consultar o mapa aqui: https://ecomovimento.pt/mapa-dos-oleoes/

A “EcoMovimento” é uma entidade especializada na Operação e Gestão de Resíduos, focando-se na reciclagem de Óleos Alimentares Usados (OAU), no sentido de valorizar e renovar esta matéria, estendendo o seu ciclo de vida como forma de biocombustível e, no seguimento desta aquisição pelo Município, compromete-se a assegurar a gestão, limpeza e manutenção do espaço envolvente através da utilização de água com pressão e desengordurantes, assim como a recolha dos OAU.

A correta reciclagem, através dos oleões, permite a transformação do OAU em biodiesel e, desta forma, estamos a contribuir para a preservação dos solos, rios e mares de contaminação. As melhores decisões reflectem-se no contributo para a preservação do nosso planeta!

Sabia que 1 litro de óleo despejado pela canalização doméstica pode contaminar cerca de 1 milhão de litros de água?
E sabia que o biodiesel permite reduzir o consumo de combustíveis fósseis e, deste modo, diminuir as emissões de CO2 para a atmosfera?
Faça parte da mudança! Recicle o seu OAU e ajude-nos a cuidar do planeta!