
No sábado, 17 de Janeiro, na Casa da Cultura, realizou-se a apresentação pública do novo filme promocional e marca turística “Góis”, um trabalho de Lobby Films and Advertising, galardoada pelos Prémios Lusófonos da Criatividade como produtora do ano de 2024.
Com cores vibrantes e formas dinâmicas, “esta marca é mais do que um símbolo – é uma porta aberta para os encantos de Góis, um território que respira autenticidade, beleza natural e experiências inesquecíveis”, salientou o vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Bandeira, e que como referiu depois o presidente da Câmara Municipal, Rui Sampaio, se constitui como “uma marca destino que pretende refletir a sua autenticidade. Um destino onde a natureza, a cultura e as pessoas se conectam, oferecendo a cada visitante a oportunidade de se sentir plenamente em casa, ao seu próprio ritmo”.
“O território de Góis, inserido no Pinhal Interior, tem determinadas características com uma parte de natureza muito pronunciada, com uma vasta área florestal, rios, praias fluviais, gastronomia e precisa de associar estes produtos a uma marca”, disse Rui Sampaio, e que é complementada pelo logotipo onde surge a assinatura “Aqui, estás como queres”, traduzindo o espírito genuíno de Góis – um lugar onde o tempo abranda e a vida encontra harmonia, como referiu ainda Nuno Bandeira.
“Góis é uma terra com história, alegre, com uma energia positiva e boa, cheia de cor, onde a natureza, a tradição e o território se entrelaçam com uma alma jovem e divertida. Aqui todos encontrarão o seu espaço, o seu ritmo e o bem-estar para estarem como querem”, referiu ainda o presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “Góis começa a impor-se na região como um território de excelência. A forma de comunicar deste concelho, para que se continue a destacar diante da concorrência, tem de permitir desenvolver a sua personalidade única a transmitir uma mensagem que o identifique”.
A nova marca turística pretende “reflectir o espírito genuíno de Góis, um lugar onde o tempo abranda e a vida encontra harmonia. (…) A ideia é dar a conhecer ainda mais o território de Góis, identificando-o com uma marca arrojada diferente da que existia”, disse Rui Sampaio, “embora a imagem institucional continue a ser a Ponte Real que atravessa o rio Ceira, que é património cultural e ex-libris do concelho”.
Por esse facto e no âmbito da estratégia de promoção do território, o presidente da Câmara Municipal considera que “emergia a necessidade de criar a marca do destino, pois além de conferir prestígio e representar a sua importância histórica, converte-se num símbolo universal, identitário e distintivo”.
“Aqui, estas como queres” é a mensagem que acompanha o novo logótipo que assenta no desenho, arrojado, das letras que compõem a palavra “Góis” e, como explicou Nuno Bandeira, cada uma com a sua representação e cor diferente que conta uma parte da história do concelho, pelo que e “atendendo à estratégia de promoção do território, a autarquia tem apostado numa acção concertada de divulgação dos seus recursos e produtos turísticos em feiras e certames nacionais e internacionais”, como disse Rui Sampaio, sendo por isso de salientar que a nova marca será apresentada na Feira Internacional de Turismo de Madrid, bem como o filme promocional que, “em menos de cinco minutos, com a ajuda do ator Quimbé, Góis apresenta-se alegre, com uma energia positiva e boa, cheia de cor, onde a natureza, a tradição e o território se entrelaçam com uma alma jovem e divertida”. E assim sendo “aqui, estás como queres”.