GÓIS: Orçamento Participativo 2025

O Orçamento Participativo de Góis 2025 foi aprovado, após análise técnica das propostas e discussão pública, estando neste momento em fase de votação, que decorrerá de 1 a 30 de Setembro. Neste sentido, a autarquia apresenta as propostas submetidas a votação para o Orçamento Participativo Geral:

“Memorial aos Trabalhadores/as da Pedra Rolada”, submetida pelo proponente João Alberto de Jesus Silvestre Conceição, no valor de 13 950 euros. A proposta configura-se numa homenagem aos trabalhadores da pedra e requalificação dos placares informativos da freguesia; “Restauro da levada da Roda Cimeira (Levada da Várzea)”, submetida pela proponente Sofia Nazaré Barata Lima, no valor de 18 709 euros. A proposta visa a recuperação do regadio da Roda Cimeira; “Pedalando, vamos ao encontro da Natureza!”, submetida pela proponente Célia Maria da Cunha Sanches, no valor de 19 855 euros. A proposta pretende dotar as quatro freguesias do concelho de Góis de 36 bicicletas de pedais e 9 bicicletas elétricas; e “O teu Parque é o Nosso Parque!”, submetida pela proponente Liliana Maria Rosa Pinto, no valor de 2 411 euros. A proposta consiste na colocação de um sistema de videovigilância no Parque Infantil Hugo Miguel Piteira Barata – Parque do Cerejal.

E as propostas submetidas a votação para o Orçamento Participativo Jovem:
“Segurança Acima de Tudo”, submetida pela proponente Bruna Filipa de Almeida Martins, no valor de 27 146 euros. Esta proposta tem como finalidade tornar o caminho mais seguro, que vai desde a aldeia da Candosa até ao moinho de água; “Restauro do Moinho de Água”, submetida pela proponente Lara Sofia Dias Baeta, no valor de 22 915 euros. A proposta visa restaurar o moinho de água tradicional na ribeira do Sinhel, junto à aldeia de Roda Cimeira; e “Traffic Playground Park”, submetida pela proponente Madalena Gonçalo Pinto dos Santos, no valor total de 30 000 euros. A proposta consiste num parque que reproduz em miniatura uma área de tráfego “urbana”, podendo circular triciclos, trotinetes sem motor, bicicletas com e sem rodinhas, bicicletas sem pedal, carrinhos movidos a pedal.

Podem votar no Orçamento Participativo Jovem todos/as os/as cidadãos/ãs dos 16 aos 35 anos, que sejam naturais ou residentes ou trabalhadores/as ou estudantes do concelho de Góis, e no Orçamento Participativo Geral todos/as os/as cidadãos/ãs com mais de 35 anos, que sejam naturais ou residentes ou trabalhadores/as ou estudantes do concelho de Góis.

A votação poderá ser efetuada de duas formas: votação online ou votação online assistida.
Para efetuar a votação o/a cidadão/ã submete ele próprio o seu voto na plataforma e para tal deverá ter na sua posse o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e um número de telemóvel.
Para votar aceda à plataforma do Orçamento Participativo de Góis através dos seguintes links: https://opgeral.cm-gois.pt ou https://opjovem.cm-gois.pt

A votação também pode ser realizada em formato “votação online assistida”, nas Juntas de Freguesia do concelho de Góis e nos seguintes locais: Balcão Único da Câmara Municipal de Góis – 9 às 17 horas – segunda a sexta-feira; Posto de Turismo – 9 às 18 horas – segunda a sexta-Feira | fins de semana – 10 às 13 horas – 15 às 17 horas; e Biblioteca Municipal António Francisco Barata – 9 às 13/14 às 17 horas – segunda a sexta-feira.