
No passado dia 19 de Dezembro, mais uma vez e pelo 17.º ano consecutivo, dezenas de Pais Natal do Góis Moto Clube levaram a magia, ofereceram sorrisos e prendas às crianças das aldeias espalhadas pelo concelho.
É a magia do Natal no Góis Moto Clube, uma tradição que já é uma missão e que não deixa de ser também sinónimo de presentes e sorrisos, onde não falta a alegria contagiante em cada criança em qualquer aldeia, quer a mais próximo ou a mais distante da sede do concelho à chegada das motos com os Pais Natal. Porque o Pai Natal vem de moto.
Um verdadeiro fascínio que, nas suas motos, os Pais Natal criam no imaginário dos mais pequenos que, desde há 17 anos e em cada ano, os esperam com enorme ansiedade pelo Natal. E o Góis Moto Clube não deixa ninguém para trás, como acontece nas suas grandes ou pequenas organizações e actividades, tudo é feito com o máximo de cuidado para proporcionar o melhor a todas as crianças. E por isso também dirigentes, amigos e colaboradores não deixaram de viver momentos emotivos antes, durante e depois do périplo das motos pelas aldeias do concelho de Góis.
“Não há Natal em Góis sem esta iniciativa. (…) São gestos como estes que elevam o concelho e fazem por ‘prender’ as crianças às suas raízes”
Concentrados na sede social do Góis Moto Clube e de sorriso rasgado, os Pais Natal motards partiram bem cedo para a distribuição dos presentes, porque sabiam que os mais pequenos os esperavam com ansiedade e dar-lhe um brilho especial ao seu Natal. E no meio dos “bonacheirões” e “vermelhões” de barbas brancas, vestido a rigor, não deixou de estar o presidente Clube (e também vice-presidente da Câmara Municipal), Nuno Bandeira, que não deixou também de manifestar a sua grande satisfação por continuar a dar cumprimento a uma tradição no território de Góis, porque e como considerou, “não há Natal em Góis sem esta iniciativa. Uma acção que mostra que existem pessoas de grande dimensão. São gestos como estes que elevam o concelho e fazem por ‘prender’ as crianças às suas raízes”.
“Não há nada mais precioso do que o sorriso de uma criança”
Gestos que por mais simples que sejam, pretendem dar o contributo na luta contra a desertificação, na qual também e “ao longo dos anos o Góis Moto Clube tem sido um exemplo nesta luta desigual, suportando a totalidades dos custos dos presentes para os chegar com sucesso a quem de direito, até porque não há nada mais precioso do que o sorriso de uma criança”, como referiu Nuno Bandeira.
“A época natalícia tem, efectivamente, o entusiasmo desmedido para produzir sorrisos nas crianças alimentando momentos mágicos, tornando a vida de cada um mais alegre. Sabendo de antemão que nem todas as crianças têm motivos para sorrir todos os dias das suas vidas, o Góis Moto Clube tem o condão de oferecer um sorriso a uma criança”, como disse o presidente da direcção, acrescentando ainda que “o espírito natalício do Góis Moto Clube tem como objectivo prioritário celebrar a quadra com toda a sua magia, promovendo a alegria, o convívio, a solidariedade, o empreendedorismo social, a entreajuda, o conhecimento, a partilha e demais valores associados à amizade, com uma forte vertente de inovação e criatividade. É assim todos os anos. Os Pais Natal do Góis Moto Clube recebem em troca a receptividade afectuosa das crianças que ficam extasiadas com a chegada das motos”.
Por isso e como considerou Nuno Bandeira, “a felicidade faz-se em gestos simples, mas nobres, e o Góis Moto Clube não pode, nem deve suspender esta magia. Para o ano as motos voltam ao asfalto, porque as crianças não querem cortar o cordão umbilical com a magia do Natal”.