GÓIS: RODA CIMEIRA (Alvares) – Regionalistas ilustres

Lemos recentemente o livro “Um orgulho desmedido” dedicado à vida e obra do professor José Dias Coimbra

O professor José Dias Coimbra que em vida se dedicou ao bem comum no concelho de Arganil, mas não só, pois foi muito mais abrangente: foi presidente da Câmara Municipal de Arganil, antes e depois do 25 de Abril, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, professor, vereador e membro fundador da Associação de Municípios. Foi também um convicto Regionalista tendo contribuído para que muitas causas fossem concretizadas, não importando se eram pequenas ou grandes obras que era preciso executar, importante era a resolução de problemas pois o que importava era o desenvolvimento da nossa terra (a Beira Serra).

Privilegiando o concelho de Arganil que considerava como o seu concelho, foram os homens como o professor Dias Coimbra que nos trouxeram até aqui, às portas dos cem anos do Regionalismo 1928-2028.

O livro que contou com o apoio de A COMARCA DE ARGANIL, jornal que apoiou num período de algumas dificuldades, nele se realça a condecoração que lhe foi atribuída pelo Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva. Apesar das imensas atividades a que sempre se dedicou houve ainda tempo para acompanhar o Regionalismo, talvez o parente pobre do seu trabalho.

Foi para todos nós um exemplo de trabalho de dedicação e capacidade intelectual a que juntava a capacidade para fazer pontes, como se pode ler no livro onde ficamos a conhecer o muito da sua vida pessoal com alguns momentos muito dolorosos. 

Obrigado, professor, pelo seu testemunho de vida que é um legado difícil de acompanhar, mas é no mínimo muitíssimo motivador para quem sente os problemas da nossa região, a Beira Serra.