GÓIS: Rui Sampaio continua a presidir à direcção geral da AERG

Rui Sampaio reeleito presidente da direcção geral da Associação Educativa e Recreativa de Góis

No passado dia 30 de Janeiro, na sala de ensaio da A.E.R.G., na Casa da Cultura, e na sequência da deliberação tomada em assembleia geral levada a efeito em 6 de Maio passado em consequência da não apresentação de listas, foi retomada a assembleia geral para a eleição dos órgãos sociais para o biénio 2023/2024 (em caixa) da Associação Educativa e Recreativa de Góis.

Fundada no dia 1 de Setembro de 1939 e uma das mais prestigiadas instituições do concelho, a Associação Educativa e Recreativa de Góis envolve no dia-a-dia muitas centenas de crianças, jovens, dirigentes e colaboradores nas suas Secções, Filarmónica (e Escola de Música), Futebol, Coro Misto e Trail, cujo trabalho desenvolvido foi dado a conhecer aos associados e à comunidade goiense no relatório de actividades referente ao ano de 2023.

E uma instituição com estas características que, como é referido, “desenvolve a sua actividade em várias vertentes, englobando uma pluralidade de Secções, obriga naturalmente os seus diversos intervenientes a um grande esforço, dedicação, dinamismo e empenho para que se possam alcançar os resultados que este relatório ilustra” e que, como também é reconhecido, só é possível “graças ao esforço coletivo” com o qual  “foi possível manter em actividade constante, praticamente durante todo o ano, todas as Secções” da Associação.

Na Secção de Futebol “o ano de 2023 tem um sabor diferente, com a comemoração dos 40 anos da sua criação”

Uma (intensa) actividade, “a Filarmónica da AERG manteve, durante o ano de 2023, a sua actividade habitual, participando em procissões, festas religiosas, concertos e acontecimentos de interesse municipal para os quais foi solicitada a sua colaboração”, não sendo esquecido também “o trabalho desenvolvido pela Escola de Música”, o empenho do maestro Ismael Silva, dos executantes e todos aqueles que se dedicam à Filarmónica, enquanto na Secção de Futebol “o ano de 2023 tem um sabor diferente, com a comemoração dos 40 anos da sua criação, (…) inscreveu na época 2023/2024 equipas nos escalões de Benjamins, Traquinas, Petizes, Juniores e Seniores” e continua a sua “aposta na formação como matriz princvipal, (…) tendo como objectivo final, a integração no futuro, dos jovens que vão desenvolvendo a sua formação na equipa sénior, tal como já hoje acontece. Só com o elevado número de jogadores inscritos, cerca de 90, foi possível continuar a competir nos respetivos Campeonatos, (…) o que não pode deixar de ser enaltecido, retomando assim a normalidade o que contribuiu para que muitos jogadores voltassem à equipa”.

No que se refere ao Coro Misto, que em 2023 voltou à normalidade, “integra cerca de 23 coralistas e realiza os seus ensaios semanais às quintas-feiras, pelas 21-30 horas, na sala de ensaios da AERG na Casa da Cultura. Continuou a ser dirigido pelo maestro Prof. Dr. Avelino Correia, a quem desde já se agradece todo o empenho, dedicação, competência e profissionalismo na sua direção. Reviram-se projectos e espectáculos programados, de entre os quais destacamos o concerto da Primavera, como sendo já uma tradição, e o concerto comemorativo do seu 13.º aniversário. (…) É um espaço aberto à participação de todos aqueles que dele queiram ser integrantes”, enquanto no Trail Running, que também retomou a actividade no ano de 2023 “por um grupo de atletas, alguns já pertencentes à Secção e outros que pretendem integrar a Secção, (…) e a sua reativação nasce da vontade demonstrada por vários atletas em fazer parte da Secção e de levarem o nome e as cores de Góis às diferentes provas, de norte a sul do país”, sendo ainda destacado que “para marcar a sua reativação e a convite da Junta de Freguesia de Góis, a que se associaram diferentes parceiros, destacando-se a Câmara Municipal de Góis e a empresa Alves Bandeira e C.ª, Lda., a Secção realizou, no dia 1 de Novembro, a prova Góis Trail – Pré Edição, integrada a na Feira dos Santos, do Mel e da Castanha” e “contou com a participação de cerca de 300 atletas”.

Regresso “à sua actividade na plenitude de todas as suas Secções”

No relatório, além de se demonstrar “que a AERG regressa à sua actividade na plenitude de todas as suas Secções”, os seus dirigentes deixaram o apelo “ao espírito de sacrifício e motivação que são necessários a todos para mantermos a AERG viva, pelo que apelamos a todos os músicos, coralistas e atletas que continuemos a lutar contra as contrariedades que temos que enfrentar, e devolver a normalidade a todos, e assim regressarmos à plenitude da nossa actividade. Resta-nos sermos cuidadosos, cumprirmos as regras e continuarmos empenhados naqueles que são os desígnios desta instituição, motivar e mantermo-nos focados num amanhã melhor”.

Os responsáveis da Associação Educativa e Recreativa de Góis, além de deixarem agradecimentos a todos que colaboraram e apoiaram a instituição, deixaram também “uma palavra de agradecimento e apreço a todos aqueles que se envolveram diretamente na actividade das diversas Secções e que permitiram a realização do trabalho que foi demonstrado neste relatório, nomeadamente aos directores das diversas Secções e respetivos colaboradores, maestros, músicos, formadores, treinadores, atletas, massagistas, auxiliares, que com o seu esforço e dedicação têm permitido que a AERG continue a ser uma bandeira de referência na Cultura e no Desporto do concelho de Góis. Um propósito que continua dos agora eleitos órgãos sociais para o biénio 2023/2024.