O convívio tem lugar no dia 7 de Maio (sábado) no Restaurante “Mont’Alto”, em Arganil, e fazendo jus ao “encontro sagrado”, volta a juntar antigos combatentes e respectivas famílias.
Com as inscrições a poderem ser feitas até ao próximo dia 30 de Abril através dos contactos telefónicos 926 686 206 (José Carlos VENTURA) e 252 912 425 / 968 422 008 (AZEVEDO), o Convívio dos militares da Arma de Infantaria que compunham o Batalhão de Caçadores 2885 – “NÓS SOMOS CAPAZES” – e serviu na ex-Província Ultramarina da Guiné-Bissau, entre 1961 e 1974, regressa ao Mont’Alto e, como desde sempre é hábito, será um momento de confraternização entre os (ainda) sobreviventes, mas, acima de tudo, um momento de recordação, de unidade e sobretudo de Família.
Arganil acolhe assim mais um convívio do antigo Batalhão de Caçadores 2885, muito graças à dinâmica da Associação de Combatentes local, iniciada pelo veterano combatente arganilense José Carlos Quaresma Ventura e agora presidida pelo também combatente António Travassos de Vasconcelos.
De acordo com José Carlos Ventura (Marujinho), a recepção aos camaradas combatentes tem lugar na sede da Associação (em frente ao Intermarchè) onde decorrerá um “Porto de Honra” e que dará início ao coonvívio.
O almoço-convívio decorre no Restaurante Mont’Alto e para além dos diversos acepipes característicos servidos no espaço, da ementa constam também a “Sopa à Portuguesa” e o tradicional “Bacalhau à Casa”.
Ainda segundo as palavras de José Carlos Ventura (…) «esta continua a ser uma forma de nos unirmos e de não perdermos o contacto com os nossos camaradas que serviram Portugal» no decurso da Guerra Colonial.
Recorde-se que este é já o sexto convívio que o Batalhão de Caçadores 2885 realiza na vila e concelho de Arganil.