Hino da Restauração de 1640 será tocado no próximo Domingo pela última vez

fil-lorvanense

Filarmónica Boa Vontade Lorvanense

Personificando o grupo de 40 fidalgos que atacaram os espanhóis em Lisboa, no próximo dia 1 de Dezembro de 2013, os músicos da Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, de manhã, pelas 9h30m, saem, em silêncio, da sede da Filarmónica, sita na Rua Dr. Bissaya Barreto, nº11, Lorvão, para apanharem os espanhóis, de surpresa. Municiados com os seus instrumentos, dirigem-se ao Mosteiro de Lorvão.

Subindo pela estreita escadaria até à elegante cúpula lanternim do Mosteiro, comummente conhecido por “zimbório poligonal”, sob as ordens do seu Maestro Paulo Almeida, entoaram, pela última vez, o Hino da Restauração de 1640.

Esta singular tradição, anualmente, renovada, pela Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, desde a data da sua fundação (1 de Agosto de 1910), terá o seu epílogo no próximo domingo, 1 de Dezembro de 2013.

Fruto de uma decisão do XIX Governo Constitucional, de Passos Coelho, o 1º de Dezembro, feriado nacional, passará a comemorar-se no primeiro dia não útil seguinte.

O Primeiro de Dezembro ou Dia da Restauração, foi comemorado anualmente em Portugal com muita pompa e circunstância ainda no tempo da monarquia constitucional. Por isso, uma das primeiras decisões da República Portuguesa, em 1910, foi passá-lo a feriado nacional como medida popular e patriótica.

O feriado do 1.º de Dezembro, o mais antigo dos feriados civis de Portugal, foi eliminado “por omissão” aquando da aprovação do novo Código do Trabalho, a 11 de Maio de 2012.

Um povo que não honra a sua história e o seu passado é um povo sem futuro.

No próximo dia 1 de Dezembro, a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense entoará o hino da Restauração de 1640. Que expressará um hino de revolta, pugnando pela afirmação e pela valorização de Portugal, respeitando e honrando a memória dos nossos antepassados, pela restauração e pela independência nacional.

Celebrar o 1º de Dezembro é comemorar um facto histórico, sem o qual, hoje não seríamos aquilo que somos! Portugueses.

Honrando o nosso passado, saberemos dignificar o presente e projectar o nosso futuro.

Integrado nas comemorações do 1º de Dezembro, dia da Restauração da Independência de Portugal, seguir-se-á, pelas 15h30, na sede da Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, a realização do Colóquio – “1º de Dezembro e os feriados nacionais”, com prelecção do Professor Doutor Luís Reis Torgal, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e do Professor António Calhau.