Inaugurado o Lagar Museu do Azeite da Cooperativa

 

GEDSC DIGITAL CAMERA

VILA NOVA DO CEIRA 

Surgindo “de uma necessidade de divulgar e promover todo o ritual e tradição da produção do azeite, recordando os costumes dos nossos antepassados e deixando um testemunho às gerações vindouras de toda esta temática”, o Lagar-Museu foi mais um magnífico projecto da Cooperativa Social e Agro-Florestal de Vila Nova do Ceira, agora concretizado. A inauguração foi no passado dia 22 de Dezembro.

 

Aliando a tradição à modernidade, o Lagar-Museu mais do que preservar o processo, antigo, da confecção do azeite, não deixa de ser também um espaço que muito vem contribuir para a promoção e atracção turística do concelho de Góis, numa palavra “é um espaço de excelência que nos orgulha a todos”, como referiu o presidente da ADIBER, dr. Miguel Ventura. Por isso exaltou a Cooperativa “que tão bem sabe aplicar os dinheiros públicos neste território”, agora neste projecto, que foi financiado pelo PRODER através da ADIBER.

 

 

“Esta é mais uma data histórica para a nossa Cooperativa e para a nossa terra”

 

Por isso também e depois de salientar que “esta é mais uma data histórica para a nossa Cooperativa e para a nossa terra”, os agradecimentos, muitos agradecimentos do seu presidente da direcção, António Dias, a todos aqueles que deram a sua contribuição para a concretização do projecto, deixando a garantia “que nos vamos envolver de uma forma determinada em outros projectos, que sejam uma mais-valia para a nossa freguesia e que possam criar novos postos de trabalho, tão importantes nesta fase difícil que atravessamos”.

A presidente da assembleia geral, dr.ª Dulce Agostinho, começou por destacar o trabalho que tem sido desenvolvido pela actual a direcção e que, como salientou, conduziu “a Cooperativa a um lugar de destaque, contribuindo para o desenvolvimento de várias actividades que em muito tem beneficiado não só os cooperantes, mas a população em geral de Vila Nova do Ceira e do concelho de Góis”, para depois recordar toda a sua evolução verificada desde 2008 até aos nossos dias, sendo “pois fácil perceber o papel que esta Cooperativa tem desempenhado no desenvolvimento, inovação e empreendedorismo, não só em Vila Nova do Ceira, mas projectando o concelho de Góis para além das suas fronteiras territoriais”.

J. M. CASTANHEIRA