O incêndio que deflagrou cerca das 14 horas, no lugar de Roda Cimeira, freguesia de Alvares, no concelho de Góis, está a mobilizar até agora, um total de 146 operacionais, auxiliados por 38 veículos, dois aviões bombardeiros médios anfíbios e um helicóptero bombardeiro pesado.
Segundo a página da Autoridade nacional de Protecção Civil (ANPC), o incêndio, com duas frentes, está a consumir pinhal, eucaliptal e mato, não tendo, até agora, posto em risco habitações.
Contactada há cerca de 5 minutos, a presidente da Câmara Municipal de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, garantiu à A COMARCA que a falha de comunicações entre os bombeiros e os serviços municipais de Protecção Civil, impede que haja informações precisas sobre o que se está a passar no teatro de operações, estando neste momento o executivo camarário em trânsito para a freguesia de Alvares.
Actualização: 15,49 horas
Situação obriga a reforço de efectivos
Segundo a página da ANPC, actualizada às 15,43 horas, o incêndio que deflagrou às 14 horas, mantém duas frentes activas, mas obrigou ao reforço de efectivos, estando agora no Teatro de Operações (TO), 200 efectivos auxiliados por 43 veículos, mantendo-se a intervenção dos meios aéreos.
Entretanto, foram accionados o Grupo de Reforço para Ataque Ampliado (GRUATA01) da Força Especial de Bombeiros (FEB), para além do GRUATA01 de Leiria e do GRUATA02 de Lisboa.
Actualização: 16,10 horas
Mantendo as duas frentes activas, foi entretanto accionado o GRUATA01 de Setúbal.
Às 16 horas, o número de efectivos no combate ao incêndio aumentou para 283 operacionais auxiliados por 54 veículos.
O Posto de Comando Operacional (PCO) encontra-se instalado em Roda Cimeira.
Actualização: 16,30 horas
No Teatro de Operações (TO), encontra-se a actuar um Helicóptero Bombardeiro do Agrupamento Complementar de Empresas do Grupo Portucel Soporcel e do grupo ALTRI (AFOCELCA).
Actualização: 16,59 horas
O Comandante Operacional Distrital de Coimbra assumiu, desde as 17 horas, o comando das operações.
Actualização: 17,06 horas
A última actualização da página da Protecção Civil dá conta do reforço de efectivos e de meios, mantendo-se o incêndio com duas frentes activas.
Assim, desde as 16,52 horas, passou para 345 o número de efectivos no combate ao incêndio, auxiliados por 98 veículos.
Actualização: 17,54 horas
Uma última actualização da página da ANPC, cerca das 17,30 horas, dava conta que o Posto Médico Avançado do INEM havia sido instalado em Cerdeira.
Actualização: 18,25 horas
Quatro horas e 30 minutos depois de ter sido dado o alerta de incêndio, a situação agravou-se na última meia hora. O fogo tem agora três frentes e, segundo os últimos dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, o número de operacionais no terreno voltou a aumentar. Às 18 horas, estavam no terreno 396 operacionais auxiliados por 114 veículos, numa altura em que os meios aéreos deverão ficar inoperacionais com o cair da noite, situação que irá complicar o trabalho aos bombeiros.
Ainda segundo notícia avançada pela rádio TSF, as autoridades preparavam-se para evacuar habitantes de várias povoações da freguesia de Alvares.