LEGISLATIVAS – 2015: “O Partido da Papoila” visitou Oliveira do Hospital

IMG_8095

A Candidatura Cidadã “LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR” esteve esta segunda-feira na cidade de Oliveira do Hospital, para se inteirar dos problemas e anseios junto das forças vivas do concelho.

A “jogar em casa”, o cabeça de lista pelo Círculo Eleitoral de Coimbra, José Reis, trouxe consigo a sua n.º 2, Isabel Prata, e ambos têm fortes ligações à Beira Serra. O Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – que já foi Secretário de Estado do Ensino Superior, é de Aldeia das Dez (Oliveira do Hospital); e a Investigadora na Universidade de Coimbra na área das Ciências da Saúde, é de Benfeita (Arganil).

Conhecedores q.b. da realidade do interior do distrito de Coimbra, ainda assim, ou talvez por isso, quiseram constatar, no caso, a realidade do concelho oliveirense, com as acessibilidades e a saúde a estarem na agenda da reunião que tiveram com o presidente do Município (…) «um homem que se preocupa e que tem sido uma voz forte em defesa da justiça social e contra a desconsideração a que estas zonas estão sujeitas», disse à A COMARCA, o candidato.

Por isso, o dia do “LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR” serviu para “olhar para aquilo que é importante” (…) «para também exigir, reclamar, reivindicar aquilo a que territórios como este têm direito», considerando ainda que (…) «Oliveira do Hospital tem sido alvo de grandes desconsiderações».

José Reis reconhece que a revitalização económica passa por valorizar aquilo que tem de mais sólido, como os “recursos endógenos”, dando como exemplo o “espectacular trabalho” que a incubadora BLC3 tem vindo a desenvolver, não só do concelho como na região, e que trás (…) «a um concelho como este competências, que é onde ele está mais fragilizado».

A Candidatura Cidadã resume José Reis, veio para ver e ouvir, mas também para reforçar (…) «e dar uma voz pública» aos anseios das populações, até porque, admitiu (…) «existe uma grande angústia nas pessoas. As pessoas estão desesperadas e sabem o mal que lhes foi feito. Este Governo esteve contra as pessoas e empobreceu-lhes a vida. Quer a vida actual quer a vida futura».

Reconhecendo que as pessoas começam a ter aversão à política, José Reis ressalva que (…) «só há uma política, a Política nobre», que deve servir para (…) «organizar a nossa vida, e organiza-la em termos colectivos».

Em período de pré-campanha para as Eleições Legislativas de 4 de Outubro, a Candidatura Cidadã reconhece que a mensagem (…) «tem tido boa aceitação», mas que é necessário fazer eleger um grupo parlamentar.

José Reis apela assim ao voto dos oliveirenses e de todos os cidadãos do distrito na sua candidatura, porque, entende (…) «era uma enorme injustiça que o Governo continuasse em funções».

A Candidatura Cidadã “LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR” tem como símbolo a papoila, e no Círculo Eleitoral de Coimbra ocupa o quarto lugar no boletim de voto.