LISBOA: Eleições na Casa dos Tabuenses

No próximo dia 30 de Março, vai reunir na sua sede provisória, Rua Alves Torgo, 37-A, à Praça do Chile, em Lisboa (sede da Associação das Casas Regionais em Lisboa), a assembleia geral da Casa dos Tabuenses para, de entre outros assuntos, eleger órgãos sociais para o biénio 2023/2024.

Sempre liderada por tabuenses de grande dedicação e muito amor às suas origens, a Casa dos Tabuense vem sobrevivendo aos condicionalismos impostos pelo crescente fenómeno da globalização onde o associativismo regionalista se vem diluindo. Dificuldades de ordem financeira que se vieram agudizando obrigaram que se entregasse a sede ao senhorio, e se armazenasse o espólio em casa do presidente da direção. Isto, numa perspetiva de se vir a revitalizar a instituição com eleição de novos órgãos sociais.

Na última assembleia geral, realizada em 8 de Dezembro de 2013, e em várias reuniões de ex-dirigentes, não havendo espaço próprio em Lisboa, foi sugerido recorrer-se à mesa da Santa Casa, solicitando apoio para, em Tábua, acolher o espólio da Casa dos Tabuenses tendo em conta a sua génese comum.

A situação que se vive desde 2013, não impediu que se mantivesse bem viva a chama da nossa Casa. A mesa da assembleia geral e o conselho fiscal, assumiram a gestão institucional e, com o espírito de solidariedade da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa, tem-se representado sempre o nosso concelho com a maior dignidade em todos os eventos realizados em Lisboa e na província. Honra seja feita ao nosso presidente do conselho fiscal, dr. António Pais de Almeida e sua esposa Ana Paula Moreira de Matos, sempre presentes na primeira linha.

A pandemia que assolou a humanidade, de que se sentem ainda graves consequências, impediu que se avançasse com quaisquer iniciativas de 2020 e 2021. Em 25 de Junho de 2022, pudemos celebrar 89 anos da nossa Casa com um jantar no restaurante D. Leitão, no Estádio Pina Manique, que reuniu um notável número de tabuenses e amigos onde se manifestou a necessidade de uma urgente reunião da assembleia geral dos nossos sócios e eleger novos órgãos sociais.

Em 29 de Janeiro de 2023, com um almoço realizado no Restaurante Caravela de Ouro, em Algés, festejámos 90.º. aniversário da Casa dos Tabuenses. Nesta festa, tivemos a honra da presença das presenças do presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, e do vereador David Pinto, bem como da provedora da Santa Casa da Misericórdia, Sandra Mena, e do presidente da assembleia geral, eng. João Artur.

A provedora veio trazer à Casa dos Tabuenses uma prenda de anos através da celebração de um contrato de cedência de instalações, entregando ao presidente da mesa da assembleia geral, Amílcar Martins, a chave de um espaço que se destina a alojar o espólio da Casa, conforme havia sido solicitado.

Momento alto este, vivido com emoção, demonstrativo do histórico espírito de solidariedade que move estas duas instituições. E foi também momento de compromisso da realização a assembleia geral no decurso deste mês de Março, como vai ser feito.

O historial da Casa dos Tabuenses, riquíssimo em exemplos de grande amor ao nosso concelho, de luta pelo desenvolvimento sócio-cultural das nossas gentes, materializados em obra feita e na representação e divulgação do nosso concelho, exige que a revitalizemos e ergamos bem alto o seu prestígio.

Tabuense amigo, não falte à nossa chamada! Esperamos por si no próximo dia 30, na Rua Alves Torgo, 37-A, em Lisboa.