Na nossa última edição, por lapso de que pedimos desculpa, publicámos em título e com destaque, “Começa manhã, a melhor Feira do Mel do país”, quando afinal começa no dia 17 e se prolonga até 19 de Novembro.
Mas agora sim, começa amanhã e prolonga-se até domingo, dia 19, a “melhor Feira do Mel do país”, como considera o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “um evento marcante no calendário regional e nacional, com produtos de excelência, genuínos e com atractividade nacional e que tem como objectivos valorizar as potencialidades naturais da Serra da Lousã – património de excelência – e incentivar à produção de dois produtos endógenos de excelência como são o mel (especialmente o Mel DOP Serra da Lousã) e a castanha”.
Agora na sua 32.ª edição, a Feira do Mel e da Castanha vai contar com a participação de mais de 20 apicultores (confirmados) e que “trazem o melhor mel”, aos quais se juntam ainda as associações e entidades do concelho, mais de uma centena de expositores com “os melhores produtos endógenos e produtores dedicados que colocam paixão no que fazem e que são uma relevante mais valia não só para este certame, mas também para o concelho” e ainda no exterior os já habituais vendedores de castanhas e de farturas.
“No total uma centena de expositores das mais diversas áreas”
Irão ainda decorrer “os momentos de showcooking com dois Chefs ligados ao território, o Chef Flávio Silva e o Young Chef da Região de Coimbra, Ruben Lima” e, ao mesmo tempo, “a Praça dos Sabores, onde poderemos degustar os melhores produtos regionais, nomeadamente vinhos, queijos, enchidos, cervejas artesanais, doçaria e muito, muito mais, com a presença de cerca de 30 expositores”, como disse o presidente da Câmara. E aliado a tudo isto, “estará também aqui instalado o palco de animação, onde decorrerão os espectáculos das três noites, a praça da gastronomia onde estarão as cinco tasquinhas representantes das nossas Freguesias, asseguradas por instituições locais (Rancho Infantil Estrelinhas da Ponte do Areal; Clube Recreativo Vilarinhense; Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras; C.A.B.R.I.L – Clube Academia de Badminton Regional e Inclusiva da Lousã – Serpins; Grupo das Marchas Sanjoaninas – “Pegadas de Emoções”) e que irão fazer as delícias dos muitos milhares de visitantes, com pratos tradicionais locais e regionais, dos quais temos necessariamente que destacar o Menu Chanfana (14 euros), uma inovação que introduzida em 2018, que fez sucesso e que mantemos como uma boa aposta. É também nesta tenda onde contamos com a presença indispensável da Delta Cafés e do nosso Licor Beirão. No total uma centena de expositores das mais diversas áreas”.
“Augusto Canário e Amigos” a encerrar a Feira
Mas também “um programa de animação (em caixa) atractivo, adequado à Feira e que garante uma grande festa. Bom ambiente, há proximidade e há alegria. Momentos musicais itinerantes, com presença em todos os espaços da Feira, momentos de teatro e de humor, também itinerantes e que farão as alegrias de miúdos e graúdos o Na sexta-feira vamos ter o humorista Eduardo Madeira, seguido do DJ “Pôr do Sol à Portuguesa”; o no sábado é a vez dos HMB, seguido do DJ RFM Pedro Simões; no domingo, além de todos os momentos de animação musical e teatral, para além do nosso já habitual magusto popular oferecido pela Câmara Municipal, teremos Augusto Canário e Amigos”, como deu a conhecer o presidente da Câmara, terminando por considerar, “Lousã, destino gastronómico e de eventos. A Lousã é já um destino gastronómico e de eventos de dimensão nacional, atractivo para públicos que apreciam qualidade e autenticidade. É aposta estratégica da Câmara Municipal na diversificação de produtos turísticos de qualidade, experiências únicas e diferenciadoras e que sejam cada vez mais um factor de dinamização económica e do nosso comércio local”.
Programa de animação
Sexta-feira, dia 17, 18 horas, inauguração oficial – CoimBrass Band; 19-30, animação – Companhia Um do Outro; 21, animação – Supertronik Bootleg; e 22, Eduardo Madeira.
Sábado, dia 18, 10 horas, Mercado Municipal – Escola de Concertinas da Lousã e 11-30, Feira do Mel e da Castanha; 15, animação – Chiclateira; 16, showcooking; 18, Gaiteiro Unidos da Serra; 21-30, animação – Homem Orquestra; e 22, HMB.
Domingo, 19, das 8-30 às 12-30 horas, palestra “Para além das Abelhas”, no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos; 11, Grupo de Concertinas da Lousã; 15, animação – Companhia Um do Outro; 15-30, showcooking; 15-30, Coimbra BrassBand; 16-30, magusto popular; 18, Augusto Canário & Amigos; e 23-30, DJ Pedro Simões.