Na praia fluvial da Bogueira, no concelho da Lousã, a Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Associação Bandeira Azul (ABAE) assinaram um protocolo de colaboração ambiental, no âmbito das Férias Activas da Lousã.
A AdCL dinamizou, em parceria com a ABAE, o workshop “Os suspeitos do costume”, cujo objectivo é a identificação do lixo nas praias e o protocolo, inserido sob o tema “Do Rio ao Mar sem Lixo”, visa a implementação de acções de sensibilização e educação ambiental na área de intervenção da AdCL.
As Nações Unidas referem que cerca de 80% do lixo marinho tem origem em actividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios. Esta cooperação institucional pretende, assim, ser uma mais-valia para a promoção da literacia do oceano, com vista à melhoria da qualidade das águas balneares, no sentido de desenvolver os objectivos comuns.
O objectivo desta parceria será, por um lado, a dinamização de workshops “Os suspeitos do Costume”, adaptados à realidade da área de intervenção da AdCL, onde se pretende identificar os resíduos mais frequentes nas praias fluviais e balneares, bem como as suas origens, os impactos e a forma de os reduzir. O ciclo de actividades, em cada Município, irá encerrar com uma exposição itinerante pelas instituições de ensino do concelho.