Em reunião de Câmara de 2 de Maio, o executivo municipal aprovou um apoio no valor de 3600 euros ao projeto RECINCLUSA – Reciclagem pela Inclusão, dinamizado pela ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã.
O projeto RECINCLUSA tem como principal objetivo a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência, através de uma ocupação sustentável em atividade de cariz ambiental e que potencie o desenvolvimento de competências profissionais. A funcionar na zona industrial dos Matinhos, abrange toda a zona do concelho da Lousã, procede à recolha, triagem e compactação papel, cartão embalagem de plástico e metais e faz recolha em cerca de 150 estabelecimentos comerciais.
“Sensibilização para as boas práticas de reciclagem, mas muito especialmente para a inclusão social”
Para o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “o apoio agora atribuído a este importante projeto, tem como objetivo contribuir para que este continue a desempenhar o relevante papel que tem no concelho, nomeadamente na sensibilização para as boas práticas de reciclagem, mas muito especialmente para a inclusão social e integração na sociedade de cidadãos com alguma incapacidade ou deficiência”.
O presidente da Câmara destacou ainda “o meritório trabalho que a ARCIL e os seus profissionais desempenham na Lousã, mas que estende também a nível regional e até nacional, sendo um bom exemplo de associativismo em prol da comunidade”, salientando que “este apoio, a exemplo de outros já atribuídos, insere-se na estratégia da autarquia de trabalho em parceria e proximidade com as pessoas, com as Associações e investindo nas famílias e nos cidadãos”.