A Câmara Municipal volta a associar-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património (JEP) 2018, este ano dedicadas ao tema “Memórias Partilhadas”.
Reavivar continuamente a memória é fundamental para que o passado não seja esquecido, pois capacita-nos a actualizar impressões ou informações, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração. Partilhá-la entre as diferentes gerações, diferentes comunidades e diferentes países contribui para a construção de um mundo mais esclarecido, mais tolerante e melhor.
Programa
28 de Setembro – Isto é Arte – Museu Partilhado (acção de sensibilização para património nas escolas, projecto MUSA).
29 de Setembro, 10h30, Esta escola … o que me conta? (acção de rua de recolha de memórias “escola primária” – mercado municipal); e 14h30, Memórias habitadas – À (re)descoberta do património no centro histórico da vila Lousã (ponto de encontro no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, para uma tarde pelas ruas do núcleo urbano antigo da vila, à (re)descoberta do património edificado e da sua identidade, através de diferentes olhares e sensibilidades: a tecnologia, a arquitectura, a fotografia, o desenho, a escrita, o diálogo e as memórias). Os interessados poderão inscrever-se na página criada para este efeito: https://goo.gl/forms/w80ZqTHWtsl6Er5p1
30 de Setembro, 16h30, Museu, História(s), Música, Memórias – projecto MUSA. Apresentação do projecto MUSA (concerto de música pelos alunos da Escola de Música da Associação Filarmónica Serpinense, em celebração do Dia Mundial da Música, no jardim do Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos.