Depois dos “Sabores de Outono”, mais um êxito e que deliciaram milhares de visitantes, começa amanhã, sexta-feira, e prolonga-se até domingo, dia 19, aquela que como considera o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “é a melhor Feira do Mel e da Castanha do país”, agora na sua 32.ª edição.
“Um evento marcante no calendário regional e nacional, com produtos de excelência, genuínos e com atractividade nacional e que tem como objectivos valorizar as potencialidades naturais da Serra da Lousã – património de excelência – e incentivar à produção de dois produtos endógenos de excelência como são o mel (especialmente o Mel DOP Serra da Lousã) e a castanha”, salientou ainda o presidente da Câmara Municipal.
E embora no que se refere particularmente ao mel e à escassez da sua produção, mesmo assim são mais de 20 apicultores (confirmados) que vão estar presentes na Feira, como referiu Ana Sançano, da Cooperativa Lousamel (parceira da organização), explicando que mesmo apesar da baixa produção, mesmo assim “e face ao panorama nacional é um número razoável” e que essa baixa se deve em grande parte “às alterações climáticas e á vespa velutina, (…) estamos numa luta, mas também sabemos que não estamos sozinhos”, considerando que “vale a pena este produto, vale a pena acreditarmos nas abelhas”, deixando o apelo “não desistam” para que, mesmo perante as dificuldades, se continue a manter a excelência do conhecido e reconhecido Mel DOP Serra da Lousã.
Mas porque a Feira não deixa de ser também “um importante veículo de promoção de actividades artesanais de grande importância cultural, de tradições gastronómicas e dinamização cultural e social da comunidade”, como referiu Luís Antunes, aos 20 apicultores que “trazem o melhor mel”, juntam-se ainda as associações e entidades do concelho, mais de uma centena de expositores com “os melhores produtos endógenos e produtores dedicados que colocam paixão no que fazem e que são uma relevante mais valia não só para este certame, mas também para o concelho”.
E para isso “o forte investimento que a Câmara Municipal tem feito nas condições logísticas da Feira, que se têm consolidado ano após ano, fruto da experiência que se vai recolhendo e num espírito de melhoria contínua”, contribuindo ainda “a forte parceria com os patrocinadores e entidades parceiras que têm tido e continuam a ter um papel de destaque neste evento”, reconheceu Luís Antunes, dando depois a conhecer que “teremos três espaços instalados (mais de 7.000m2), além de termos no exterior os já habituais vendedores de castanhas e de farturas, mais de 7.000m2; no Parque Municipal de Exposições – cerca de 70 presenças; pelo menos 20 apicultores; pelo menos 25 vendedores de produtos endógenos, produtos da época – naturalmente com a castanha em evidência, mas não só – nozes, avelãs, pequena doçaria e outros produtos similares; a comunidade escolar e algumas instituições ligadas à floresta e ao ambiente que acrescentam sempre cor e animação ao certame”.
Um certame onde irão decorrer ainda “os momentos de showcooking com dois Chefs ligados ao território, o Chef Flávio Silva e o Young Chef da Região de Coimbra, Ruben Lima” e, ao mesmo tempo, “a Praça dos Sabores, onde poderemos degustar os melhores produtos regionais, nomeadamente vinhos, queijos, enchidos, cervejas artesanais, doçaria e muito, muito mais, com a presença de cerca de 30 expositores”, como disse o presidente da Câmara.
Na Praça da gastronomia “estarão as cinco tasquinhas representantes das nossas Freguesias”
Aliado a tudo isto “estará também aqui instalado o palco de animação, onde decorrerão os espectáculos das três noites, a praça da gastronomia onde estarão as cinco tasquinhas representantes das nossas Freguesias, asseguradas por instituições locais (Rancho Infantil Estrelinhas da Ponte do Areal; Clube Recreativo Vilarinhense; Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras; C.A.B.R.I.L – Clube Academia de Badminton Regional e Inclusiva da Lousã – Serpins; Grupo das Marchas Sanjoaninas – “Pegadas de Emoções”) e que irão fazer as delícias dos muitos milhares de visitantes, com pratos tradicionais locais e regionais, dos quais temos necessariamente que destacar o “Menu Chanfana” (14 euros), uma inovação que introduzida em 2018, que fez sucesso e que mantemos como uma boa aposta. É também nesta tenda onde contamos com a presença indispensável da Delta Cafés e do nosso Licor Beirão. No total uma centena de expositores das mais diversas áreas”, salientou Luís Antunes.
Mas também “um programa de animação (em caixa) atractivo, adequado à Feira e que garante uma grande festa. Bom ambiente, há proximidade e há alegria. Momentos musicais itinerantes, com presença em todos os espaços da Feira, momentos de teatro e de humor, também itinerantes e que farão as alegrias de miúdos e graúdos o Na sexta-feira vamos ter o humorista Eduardo Madeira, seguido do DJ “Pôr do Sol à Portuguesa”; o no sábado é a vez dos HMB, seguido do DJ RFM Pedro Simões; no domingo, além de todos os momentos de animação musical e teatral, para além do nosso já habitual magusto popular oferecido pela Câmara Municipal, teremos Augusto Canário e Amigos”, como deu a conhecer o presidente da Câmara, terminando por considerar, “Lousã, destino gastronómico e de eventos. A Lousã é já um destino gastronómico e de eventos de dimensão nacional, atractivo para públicos que apreciam qualidade e autenticidade. É aposta estratégica da Câmara Municipal na diversificação de produtos turísticos de qualidade, experiências únicas e diferenciadoras e que sejam cada vez mais um factor de dinamização económica e do nosso comércio local”.
Programa de animação
Sexta-feira, dia 17, 18 horas, inauguração oficial – CoimBrass Band; 19-30, animação – Companhia Um do Outro; 21, animação – Supertronik Bootleg; e 22, Eduardo Madeira.
Sábado, dia 18, 10 horas, Mercado Municipal – Escola de Concertinas da Lousã e 11-30, Feira do Mel e da Castanha; 15, animação – Chiclateira; 16, showcooking; 18, Gaiteiro Unidos da Serra; 21-30, animação – Homem Orquestra; e 22, HMB.
Domingo, 19, das 8-30 às 12-30 horas, palestra “Para além das Abelhas”, no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos; 11, Grupo de Concertinas da Lousã; 15, animação – Companhia Um do Outro; 15-30, showcooking; 15-30, Coimbra BrassBand; 16-30, magusto popular; 18, Augusto Canário & Amigos; e 23-30, DJ Pedro Simões.