LOUSÃ: Comemoração dos 114 anos da República Portuguesa

Inauguração do Mural Pela Liberdade, junto ao Quartel dos Bombeiros Municipais

No dia 5 de Outubro, a Cãmara Municipal comemorou os 114 amos da República Portuguesa com a inauguração do Mural Pela Liberdade, junto ao Quartel dos Bombeiros Municipais e ainda com a distinção, com a Medalha de Mérito do Município, ao eng. Amândio Torres, Associação Empresarial Serra da Lousã, Farmácia Fonseca e Farmácia Serrano.

Na cerimónia comemorativa, o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, começou por referir que “celebramos hoje os 114 anos da Implantação da República, um marco fundamental na nossa história, que abriu caminho para uma sociedade mais democrática”, considerando que “é sempre importante reafirmarmos os valores republicanos: Liberdade, Igualdade e Fraternidade e entendemos que no ano em que se assinalam 50 anos do 25 de Abril e o centenário de Mário Soares, faz ainda mais sentido assinalar esta importante efeméride”.

E depois de dizer que “vivemos tempos muito complexos no País, na Europa e no Mundo”, Luís Antunes, considerou que “por muitas e variadas razões, a Liberdade, a Democracia, a Justiça Social e o Estado de Direito são conquistas que são postas em causa. Os riscos são muitos e não são só sociais, económicos e digitais, são também ambientais. É por isso imperioso desenvolver ações que promovam o diálogo, a paz, a cooperação, o reforço das instituições, que evitem o crescimento dos extremismos e populismos e que conduzam à diminuição das desigualdades, ao desenvolvimento económico mais sustentável e à coesão social e económica”.

O presidente da Câmara Municipal sublinhou ainda que “são múltiplos os desafios com que temos sido confrontados, muitos imprevistos e de impacto muito significativo na vida coletiva e na gestão de uma autarquia local”, salientando que “no nosso concelho, podemos afirmar que os autarcas continuam a trabalhar com determinação para garantir que, mesmo em tempos difíceis, são concretizados objetivos importantes para melhorar a qualidade de vida dos lousanenses”, pelo que “tendo sempre presente a ambição de contribuir para o progresso e felicidade da comunidade, entendemos que a entrada em funcionamento do Sistema de Mobilidade do Mondego é um objetivo importante para reforçar a atratividade do concelho. Consideramos também relevante a construção do segundo edifício do Centro de Saúde que irá permitir melhores condições às Unidades de Saúde, bem como ampliar os serviços à população. Um investimento de 2 milhões de euros no âmbito do PRR que esperamos que possa ter início até ao final do ano, numa área importante como é a saúde”.

“Continuamos, também, a trabalhar para concretizar – com a maior expressão possível – a nossa estratégia local de Habitação”, acentuou Luís Antunes, acrescentando ainda que “evidenciando a nossa atenção ao desenvolvimento humano e tendo consciência do importante contributo da educação e da cultura na construção de uma cidadania ativa e informada, continuamos a realizar um consistente e robusto investimento na Educação, referindo hoje apenas dois exemplos: a requalificação da Escola Secundária, um investimento de cerca de 8 milhões de euros no âmbito do PRR, e cujas obras poderão ter início no final deste ano, e a reabilitação da EB2, um investimento de 6 milhões de euros, também no âmbito do PRR e cujo concurso público avança nos próximos dias e que criarão condições mais adequadas e estimulantes para toda a comunidade educativa, ao mesmo tempo realizamos aquele que será o maior investimento concelhio de sempre na Cultura, a requalificação do Teatro Municipal que ontem iniciou de forma excelente a sua pertinente programação – e que em breve será inaugurado – e a reabilitação da Casa da Lagartixa / Casa Museu Carlos Reis, são dois exemplos desse investimento”.

Mas o presidente da Câmara Municipal não deixou de destacar também que “hoje, nesta cerimónia, temos o privilégio de reconhecer quem, com o seu contributo, ajuda a fortalecer a nossa comunidade e os valores republicanos. É com satisfação que entregamos Medalhas de Mérito a três entidades e uma personalidade. Entre vários méritos, enaltecemos a importância da sua diferente atividade para a nossa comunidade e o compromisso com o desenvolvimento, a qualidade de vida e o serviço público”, terminando com “o nosso sincero agradecimento pelo vosso trabalho e dedicação à Lousã. Que o espírito de 5 de Outubro de 1910 nos inspire a todos, no presente e no futuro, para continuar a lutar por uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva. Viva a República! Viva a Lousã! Viva Portugal! “.