LOUSÃ: Elevada adesão de comensais no Festival da Chanfana

A 13.ª edição do Festival Gastronómico da Chanfana, que se iniciou no dia 14 de Fevereiro, e terminou no dia 23, contou com uma elevada adesão de comensais nos 24 restaurantes aderentes no concelho.

Os primeiros dias desta celebração da iguaria traduziram-se numa elevada adesão de comensais, com a presença de visitantes de todo o País – para isso tendo contribuído a divulgação local e nacional que foi feita pelo Município – mas também de muitos lousanenses.

A celebrar 20 anos de Festivais Gastronómicos no Concelho, o certame, que também contribui para elevar os níveis de qualidade e de oferta nas ementas e nos serviços aos clientes, é ainda um contributo para a atração turística e uma forte motivação para a melhoria da dinâmica económica da Lousã.

Ao Festival Gastronómico esteve também associada uma vasta programação em outras vertentes, como a cultura, desporto e lazer e, além disso, até ao dia 15 de Março, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, estão em exposição todos os cartazes de certames deste tipo na mostra “20 anos de Festivais Gastronómicos”.

À semelhança de anos anteriores, foarm introduzidos inquéritos de satisfação quer aos clientes, quer aos restaurantes participantes, permitindo, desta forma, recolher dados úteis na melhoria continua e também recolher sugestões e aos comensais foi entregue uma caixa comemorativa dos 20 anos de Festivais Gastronómicos, contendo uma miniatura de Licor Beirão, uma miniatura de Mel DOP Serra da Lousã e um voucher para levantamento nas Pastelarias São Silvestre de um Serranito, Delícia Serrana, Doce do Santo ou Broinha Doce.

No âmbito do trabalho em rede com o comércio local e com a Associação Empresarial Serra da Lousã, o Festival voltou a contar com uma rede de parceiros que oferecem descontos e promoções em 14 unidades de alojamento, padarias, pastelarias e empresas de animação turística.

O XIII Festival Gastronómico da Chanfana contou com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Turismo do Centro de Portugal, ADXTUR – Agência das Aldeias do Xisto, Associação Empresarial Serra da Lousã, Delta Cafés, Cooperativa Lousamel, Vinhos de Foz de Arouce, Licor Beirão, Pastelaria São Silvestre e Pink Store.