LOUSÃ: Encontro final do “Turismo Acessível e Inclusivo”

Na terça-Feira, dia 20 de Fevereiro e sob a chancela da marca WAM – World Aventure, decorreu o encontro final subordinado à temática “Turismo Acessível e Inclusivo”, que objectiva a avaliação da execução do projecto e a disseminação de resultados junto de públicos locais através de vivências práticas para compreensão “do Outro” na 1ª. Pessoa.

O evento decorreu na Alameda-Parque Carlos Reis e os participantes foram para além dos parceiros nacionais do projecto, os agentes de animação turística e universo escolar, com realce para alunos e docentes das Escolas Secundárias e Profissional do território.

A dinâmica do evento, incluiu actividades de animação turística divididas em quatro estações de aprendizagem, com o apoio das empresas: ACTIVAR Turismo, Expert Tree, Nature Lousã e Veado Verde: Turismo Acessível e Inclusivo, propriamente dito; Arborismo, Cordas e Nós; Percursos Pedestres / Caminhadas; Observação da vida selvagem, a pé e em todo o terreno. Impactos. As questões de riscos e segurança foram transversais aos quatro temas.

No mesmo local, decorreu ainda a apresentação pública do produto turístico ‘Turismo Acessível e Inclusivo: Guia de Boas Práticas de Atendimento’, uma edição da responsabilidade da DUECEIRA e que se assume como um manual de apoio quotidiano, suporte à actividade turística dos agentes do sector sobretudo ao nível do atendimento a públicos com necessidades especiais.

O seu formato, em fichas de consulta agregadas num expositor vertical, permite uma consulta rápida e simples, sendo que os conteúdos técnicos constituem a compilação da aprendizagem adquirida no projecto.

O projeto tem o co-financiamento do PDR2020 através da Estratégia DUECEIRA2020.

O projecto

Este Encontro insere-se no projeto de cooperação interterritorial ‘QTS2A – Qualificar o Turismo Sustentável, Ativo e Ambiente’, co financiado pelo PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Local, no âmbito da sua Medida 10.3 – Abordagem DLBC/LEADER e dinamizado em parceria pelas Associações de Desenvolvimento Local: ADIRN- Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (Grupo Coordenador); ADL– Associação de Desenvolvimento Local do Litoral Alentejano; ADRUSE- Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela; CORANE- Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina; DUECEIRA – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça; DESTEQUE- Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente; PINHAL MAIOR- Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul; PRÓ-RAIA – Associação Desenvolvimento Integrado Da Raia Centro Norte e RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural.

Os principais objetivos são contribuir para o aumento da competitividade dos agentes locais e dos territórios associados; qualificar produtos de turismo sustentável sendo o turismo ativo a base do produto e, a responsabilidade ambiental bem como o envolvimento das populações, a sua essência; transferir experiências/conhecimentos, sensibilizando agentes e comunidades para as questões da qualidade e da segurança, acessibilidades e inclusão.

O projeto é operacionalizado através de três atividades distintas, mas complementares: os WAM – World Adventure Meeting marca atribuída aos eventos multidisciplinares realizados em cada um dos territórios parceiros e que integram feira/mostra de empresas de turismo, demonstração de atividades, networking, reuniões de peritos para desenvolvimento de cartas de qualidade e referenciais, teste de produtos turísticos para comunicação social e operadores, formação especializada, entre outras atividades; as visitas técnicas de benchmarking em Portugal e na Europa com o intuito de observar e compreender outras realidades e práticas em áreas determinantes para o projeto; e as Ações de Networking, Apoio, Acompanhamento e Disseminação, dentro da qual se inclui a conceção e produção de materiais técnicos/referenciais.