A candidatura efetuada pela Câmara Municipal para a praia fluvial da Bogueira, em parceria com a Junta de Freguesia de Foz de Arouce e de Casal de Ermio e com o concessionário, foi aprovada e como consequência foi hasteada a Bandeira Azul, galardão máximo da qualidade ambiental.
Além da Bandeira Azul, a praia da bogueira, a praia da Senhora da Piedade (Lousã e Vilarinho) e a praia da Senhora da Graça (Serpins) receberam a Bandeira Acessível, que reconhece o investimento feito em infraestruturas que possibilitam que estes equipamentos de lazer sejam, também, utilizados por cidadãos com algum tipo de incapacidade, seja ela permanente ou temporária, cumprindo assim o desígnio há muito adotado pela autarquia da Lousã de Turismo Para Todos.
De realçar que em todas as praias foi implementado o sistema ColorADD, iniciativa das Águas do Centro Litoral, que identifica a cor das bandeiras e dos ecopontos com símbolos para os daltónicos.
O galardão Bandeira Azul é atribuído – anualmente – pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), e tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.
Para o presidente da Câmara, Luís Antunes, “a atribuição destas Bandeiras constitui um estímulo adicional para continuar a investir na qualificação e promoção deste magnifico Concelho e das suas potencialidades naturais e patrimoniais”.
De referir que a praia fluvial da Senhora da Graça, em Serpins, não pode ser candidatada a este galardão, em virtude de em 2018, ter sido atingida de forma mais expressiva por enxurradas resultantes da erosão em Municípios a montante da freguesia de Serpins, o que levou a que uma das análises efetuada nesse ano não tivesse sido “Excelente”, estando assim este excelente espaço de lazer do concelho impedido de ser candidatado a este galardão nos 4 anos seguintes. Da mesma forma – e fruto da diminuição de caudal na Ribeira de São João – a praia da Senhora da Piedade não atingiu, este ano, o grau de “Excelente” ainda que as águas destas duas praias tenham sido categorizadas como seguras para banhos e para a prática balnear.
Note-se que a Lousã acolheu, em Abril deste ano, o 2º Congresso Ibérico Bandeira Azul em Praias do Interior, primeiro realizado em Portugal, e um reconhecimento do investimento da autarquia da Lousã nesta temática.
Neste encontro, as diferentes entidades relacionadas com o turismo, com a gestão das zonas balneares e com o desenvolvimento dos Municípios do interior de Portugal e Espanha, apresentaram os desafios e as oportunidades destas regiões e dar a conhecer as suas realidades e vivências, com o objetivo de ajudar a consolidar as mais valias das zonas interiores.