LOUSÃ: Município reduz factura da água, saneamento e resíduos

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, a aplicação de tarifário bonificado COVID no serviço de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos para os meses de Fevereiro, Março e Abril de 2021.

Assim, no âmbito da facturação a emitir pela APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, responsável pela gestão deste serviço, será aplicada – no referido período – uma redução de 25% na tarifa fixa dos clientes domésticos e de 100% na tarifa fixa dos clientes não domésticos.

Para além disso, foi também aprovada a redução de 100% na tarifa fixa (até final de 2021), para as instituições.

Esta medida, que será suportada pela autarquia, irá significar um investimento de cerca de 112 000 euros, sendo que 47 500 euros dizem respeito ao apoio às empresas e instituições e o restante aos consumidores domésticos.

Para o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, a redução da factura “integra-se no conjunto de iniciativas e medidas que a Autarquia tem vindo a implementar no âmbito do combate aos efeitos da pandemia, sendo uma forma de minorar os impactos negativos na comunidade”.

De referir que, no âmbito das medidas de apoio à recuperação da pandemia, esta semana o executivo aprovou, também, também o Fundo Municipal de Apoio à Actividade Económica – COVID-19, que terá uma dotação de 100 000 euros também suportada pelo Orçamento Municipal.