
No âmbito do Plano Municipal Sénior, cerca de 450 munícipes da Lousã participaram no já tradicional Passeio Sénior anual, desta vez com destino a Fátima e Tomar.
Em Fátima, quem assim desejou, pode participar na cerimónia religiosa concelebrada pelo padre António Farinha, pároco da Lousã. Após almoço nos parques de merendas do recinto, o grupo deslocou-se a Tomar, onde pode visitar o Convento de Cristo, referência do património histórico português.
O planeamento do passeio contou com os contributos do Conselho Municipal Sénior, constituído em 2023, com o objetivo de envolver os mais velhos nas decisões que lhes dizem diretamente respeito.
Este é um momento de confraternização e combate ao isolamento, entre outros ao longo do ano, em que o Município investe para promover o envelhecimento ativo através da ocupação saudável e integradora dos seniores do concelho, que integra o Plano Municipal Sénior, o qual contempla, entre outros o programa “Lousã a Mexer +”, a Matiné Dançante e o Dia dos Avós.
Para o presidente da Câmara, Luís Antunes, “estamos cientes da importância da coesão e harmonia social. Entendemos que para além papel lúdico, os momentos proporcionados no âmbito do Plano Municipal Sénior, nomeadamente os passeios, as matinés dançantes e o projeto ‘Lousã a Mexer +’ são momentos importantes na promoção do convívio e bem-estar dos participantes, contribuindo para o envelhecimento ativo. É, também, para nós, uma forma de valorização destes munícipes e mais um investimento no capital humano e na qualidade de vida”.
Para além dos Passeio Senior e do Plano Municipal Sénior – que contempla outras iniciativas importantes e que mobilizam largas centenas de participantes – a Câmara Municipal tem reforçado as medidas de apoio social às pessoas e às famílias, destacando-se, entre outros, o apoio a famílias em situação de carência económica, a ação social escolar, os prolongamentos de horário (através de protocolos com instituições), o apoio a alunos com necessidades educativas especiais, o apoio a instituições – IPSS e o apoio financeiro a instituições, clubes e associações – cultura, desporto e juventude.