Na segunda-feira, em cerimónia realizada no salão nobre dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal reconheceu as 14 empresas lousanenses (em caixa) que, em 2022, foram galardoadas com o estatuto de PME Líder e PME Excelência atribuído pelo IAPMEI.
E apesar do facto de, em 2022, “menos empresas terem conseguido alcançar o estatuto de Líder e Excelência em comparação com 2021 que foi um ano muito forte,” como referiu o presidente da Associação Empresarial Serra da Lousã, Carlos Alves, não deixa de ser uma atitude de grande importância o Município “homenagear as suas empresas, (…) é sempre bom para os lousanenses terem empresas PME Líder e Excelência”, deixando também o desafio aos empresários para “aproveitarem as parcerias com o Município e a Associação Empresarial para crescer, (…) queremos que mais empresários usem a Associação e a Câmara Municipal para conseguir fazer mais e não queremos que nenhuma empresa perca oportunidades e consigam ir aos fundos comunitários” e, para isso “vamos fazer sessões de esclarecimento. Contem com a Associação Empresarial, para o ano queremos ter mais empresas, estamos cá todos para lutar e fazer o melhor para o nosso concelho”.
E depois da entrega da lembrança alusiva ao estatuto PME Líder e Excelência aos empresários presentes, o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, começou por salientar as parcerias entre o Município e a Associação Empresarial “no sentido de promover um tecido económico (…) no sentido de tentar responder aos muitos e variados desafios nas diferentes dimensões” e para “fazer evoluir os seus negócios, para que haja ambiente mais propício para que surjam novas ideias de negócio”, também “o trabalho de parceria entre as entidades bancárias”, para referir depois que “esta iniciativa, ainda que simples e simbólica, reconhece o mérito do trabalho da 14 PME Líder entre as quais três também PME Excelência, que representam 400 postos de trabalho, 40 milhões de euros em termos de volume de negócio e também, 7,5 milhões de euros em termos de exportações, dados que reforçam a importância daquilo que é o reconhecimento a estas entidades empresariais”.
“Mas para além de celebrar estes objectivos empresarias, também celebramos hoje e aqui o espírito empreendedor que estas 14 empresas evidenciam e que também caracteriza o tecido económico do nosso concelho”, disse Luís Antunes, sem deixar de considerar também “que cada uma destas empresas representa resiliência, porque de facto vivemos tempos particularmente desafiantes para todos nós e em particular no que diz respeito à actividade económica, desde logo aqueles que foram o efeitos da pandemia, também será pertinente salientar as consequências directas e indiretas das guerras com que estamos confrontados, como a inflação, o aumento dos custos de produção e também as questões relacionadas com a transição digital e ecológica que hoje estão na ordem do dia” e que “exigem de todos nós e em particular do tecido económico essa capacidade de adaptação, de investimento e de inovação para corresponder aos novos desafios”.
Contudo e ainda segundo o presidente da Câmara “estes tempos desafiantes que todos vivemos e em particular o tecido económico, (…) não devem ser olhados com fatalismo, devem ser olhados com espírito positivo, de luta, no sentido de conseguir responder a estes tempos” e, por esse facto,” entendemos ainda mais pertinente reconhecer o mérito, o trabalho, a dedicação, a resiliência, a determinação de todas estas empresas que representam um tecido económico que tem apresentado muito mérito, muita qualidade ao longo dos tempos” e que se estende também “a todas entidades empresariais do nosso concelho que, ano após ano, dia após dia, tem dado o seu melhor no sentido de contribuir para a valorização económica sustentada e sustentável do nosso concelho”.
Luís Antunes, não deixou de salientar também que “para nós, na Câmara Municipal, é motivo de satisfação verificar que num do ranking de 2022 das 1000 maiores empresas Região Centro, o concelho da Lousã tem lá 35 empresas que representam um volume de negócios de cerca de 300 milhões de euros e que representam também mais de 1400 postos de trabalho, elementos que só por si nos devem encher de satisfação”, terminando com as “felicitações a todas e a cada uma das empresas que hoje aqui reconhecemos” e deixando “o nosso compromisso de continuar a trabalhar, em parceria, para que consigamos, todos juntos, continuar a valorizar o concelho e a construir um futuro de prosperidade para os lousanenses”.
PME Líder e PME Excelência
Arunce – Análises Clínicas – PME Excelência, Carlos Gil – Obras Públicas, Construção Civil e Montagens Elétricas, Lda., F. A. Cortez & Filhos, Lda., Faster – Produtos Alimentares, Lda., Garola – Construções, Lda. – PME Excelência, José Garcia, Lda., M. N. Martins, Transportes, Unipessoal Lda., Mariano Ramos – Madeiras, Lda., Mário de Freitas – Comércio Farmacêutico, Lda., Movicarvalho – Comércio e Indústria, Mobiliário e Carpintaria, Lda. – PME Excelência, Moviestrada – Transportes, Lda., O Tó dos Frangos Churrascaria, Lda., Pink Store, Lda. e Reference and Advices.